Subsecretário de Política Macroeconômica deixa cargo no Ministério da Economia

Vladimir Kuhl Teles disse ao G1 que decidiu sair por razões pessoais. Na semana passada, dois secretários deixaram governo, mas por divergências sobre condução das reformas. O subsecretário de Política Macroeconômica do Ministério da Economia, Vladimir Kuhl Teles, deixou o cargo nesta segunda-feira (17). A saída foi oficializada no “Diário Oficial da União”.
Teles era o número dois da Secretaria de Política Econômica do ministério, comandada por Adolfo Sachsida.
Ao G1, Vladimir Teles afirmou que a saída foi motivada por razões pessoais. Disse também que voltará para São Paulo, onde é professor da Fundação Getúlio Vargas.
A secretaria faz previsões para a economia do país, incluindo dados sobre Produto Interno Bruto (PIB) e inflação. A secretaria também trabalhou nos últimos meses nas medidas que liberaram recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores.
Saídas no ministério
Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou as saídas dos secretários de Desestatização, Salim Mattar, e de Desburocratização, Paulo Uebel.
Na ocasião, Guedes afirmou que houve uma “debandada” na pasta e que os secretários estavam deixando os cargos por divergências sobre a condução de algumas reformas, como a administrativa.
Um dia depois, Salim Mattar disse que havia decidido sair do governo porque não havia se adaptado à “lentidão” e à “burocracia” do Estado.
Outras mudanças
Saiba outras mudanças na equipe econômica:
junho de 2019: Joaquim Levy deixou a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); o posto é ocupado por Gustavo Montezano;
setembro de 2019: Marcos Cintra deixou a Secretaria da Receita Federal; o cargo é ocupado por José Tostes;
junho de 2020: Mansueto Almeida deixou a Secretaria do Tesouro; o cargo é ocupado por Bruno Funchal;
julho de 2020: Rubem Novaes pediu demissão da presidência Banco do Brasil; o governo indicou André Brandão para o cargo.

By Fred Souza

Veja Também