Nenhuma das oito vacinas indicadas para crianças com menos de dois anos atinge a meta de 90% no Paraná em 2019


Dados são da Secretaria de Estado da Saúde; a vacina pentavalente foi a que teve o pior índice: a cobertura foi de 78% Brasil não bate a meta de vacinação infantil em 2019
Nenhuma das oito vacinas obrigatórias para crianças com menos de dois anos de idade atingiu a meta de 90%,em 2019 no Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A meta de vacinação para essa faixa etária é de 90% a 95%.
A vacina pentavalente foi a que teve o pior índice: a cobertura foi de 78%. Essa vacina é aplicada em três doses, que protegem contra hepatite B e coqueluche.
O 2º pior índice foi a da vacina contra a febre amarela, que tem duas doses. A cobertura vacinal dela foi de 81%.
A vacina contra a BCG, que ficou em falta no mercado em 2018, chegou a 88% da cobertura no ano passado.
A vacina que passou de 90% de adesão, em 2019, foi a meningococo C . Ela protege contra a meningite e chegou a 91% da cobertura vacinal.
Os dados do 1º semestre de 2020 da Sesa mostraram que a vacina da febre amarela, por enquanto, é a que tem o pior índice – com 65% de cobertura vacinal.
Metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas que deveria em 2020, apontam dados do Ministério da Saúde
A RPC fez um levantamento, com dados do Ministério da Saúde, que apontou que as vacinas obrigatórias que constam na calendário vacinal tiveram uma cobertura de 85% no Paraná em 2019.
Pais deixam de levar crianças para tomar vacinas por conta da pandemia
Reprodução/TV TEM
Queda nos últimos 5 anos
Nos últimos cinco anos, a cobertura vacinal nas crianças com menos de dois anos caiu 10%. Mas, esses dados ainda estão sujeitos à revisão.
“Nós temos uma queda vacinal, de um modo geral, no Brasil inteiro, no mundo todo. Muitas campanhas antivacinas, mas isso vem desde 2015, 2016. Agora, com a chegada da pandemia, vários fatores têm trabalhado para que as pessoas não possam levar as suas crianças até as unidades básicas de saúde”, disse o secretário da Sesa, Beto Preto.
Beto Preto ressaltou que é preciso se preocupar com o coronavírus e respeitar o distanciamento social, mas afirmou que é necessário aplicar as doses das vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Paraná não atingiu a meta de vacinação em crianças com menos de dois anos
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Onde se vacinar no Paraná?
O Paraná tem, de acordo com a Sesa, 1.852 salas de vacina em todos os 399 municípios. Confira o calendário de vacinação no estado.
Veja mais notícias no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também