IR 2020: Receita abre consulta ao lote residual de R$ 30,3 milhões no Paraná na sexta (23)


Mais de 15 mil contribuintes do estado foram contemplados, segundo o órgão; crédito bancário será em 30 de outubro. A consulta começa às 10h, no site da Receita ou aplicativo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Receita Federal abre na sexta-feira (23) consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda 2020. No Paraná, o órgão informou que 15.182 contribuintes foram contemplados. A consulta começa às 10h, no site da Receita ou aplicativo.
As restituições dos contribuintes que fizeram a declaração até 5 de outubro somam R$ 30.369.255,17. O crédito bancário será em 30 de outubro, conforme a Receita.
Consultas
Ao realizar a consulta do Imposto de Renda 2020, o contribuinte será informado:
que foi contemplado e que receberá os valores na semana que vem;
ou que a declaração está na “fila de restituição”, ou seja, que está tudo correto (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses),
ou que está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão. Quando a declaração está “em processamento” ou na “fila de espera”, pode ser que haja alguma inconsistência de informações, e o contribuinte pode revisá-la para ter certeza, mas isso ainda não é certo.
Na consulta ao Portal e-CAC, é possível acessar o serviço “Meu Imposto de Renda” e conferir se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio do Portal e-CAC, no serviço “Meu Imposto de Renda”, na opção “Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária”.
VÍDEOS: Tire dúvidas sobre o IR
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também