INSS coloca urnas na porta das agências para receber documentos de segurados com pedidos em análise

Novo sistema é semelhante a um drive-thru para atender quem já tem algum pedido de benefício ou serviço sendo analisado, mas que ainda não foi concluído porque precisa complementar o processo com mais alguma documentação. Urnas em agências do INSS vão receber documentos e tentar diminuir filas por benefícios
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a oferecer a partir desta quinta-feira (13) um novo serviço para receber documentos nas agências de todo o país. A chamada Exigência Expressa possibilita que os segurados entreguem a documentação que falta para concluir a análise de seu requerimento.
Trata-se de uma tentativa de reduzir o número de pedidos de benefícios parados, que estão em torno de 1,2 milhões – 743 mil deles, segundo o INSS, já foram analisados, mas ainda não foram concluídos por falta de documentação. Desde o início da pandemia, o atendimento presencial está suspenso.
O novo sistema é semelhante a um drive-thru para atender quem já tem algum pedido de benefício ou serviço sendo analisado pelo INSS, mas que ainda não foi concluído porque precisa complementar o processo com mais alguma documentação.
O INSS reforça que esse novo serviço não é para pedidos de requerimento de benefício – que devem ser feitos exclusivamente pelo canal Meu INSS ou pelo telefone 135.
A entrega de documentos consiste na disponibilização de urnas na entrada das agências para que o interessado deposite cópia simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade mais próxima de sua residência.
Todas as 1,6 mil agências no país vão oferecer as urnas. O segurado não precisa ficar com medo de deixar o documento nas caixas. O INSS garante que as agências, mesmo fechadas, têm vigilância.
As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço, mas, durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para a conclusão do processo. Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve discar 135, acessar o Meu INSS ou ligar para um dos telefones de plantão das agências.
Confira aqui a lista completa das agências do INSS
“Essa alternativa da entrega presencial sem burocracia, sem atravessamento, sem demora no atendimento, ela pode sim ser um caminho exitoso, acreditamos que sim. Se não for o caminho exitoso no patamar que esperamos, outros projetos podem ser implementados para facilitar a vida do cidadão”, informou Jobson Sales, diretor de atendimento do INSS.
Como funciona
Antes de fazer a entrega dos documentos, é preciso realizar agendamento pelo telefone 135 ou Meu INSS, tendo em mãos o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna.
Ao agendar o serviço de Exigência Expressa, o usuário será orientado a proceder da seguinte forma na entrega: preencher e assinar o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações” e inseri-lo em um envelope lacrado juntamente com a cópia do seu RG e as cópias simples dos documentos apontados na exigência.
O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.
A urna ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Sua utilização não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.
O cumprimento de exigência pela caixa coletora ocorre sem qualquer contato físico e sem acesso ao interior das agências. O segurado também não recebe protocolo ou recibo de entrega dos documentos.
Não são aceitos os originais e as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras. A autenticação só é obrigatória quando a exigência ao segurado é que apresente procuração para fins de recebimento de benefício.
Os papéis depositados na urna são escaneados e inseridos em sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo. É fundamental, para a conclusão da análise, que sejam anexadas as cópias de todos os documentos solicitados. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.

By Fred Souza

Veja Também