Fumaça das queimadas do pantanal chega a Curitiba, diz Somar


Segundo meteorologista, corrente de ar que passa pelo pantanal ajudou a carregar a fumaça. Capital paranaense está a mais de 1,4 mil quilômetros dos principais focos das queimadas. Vista da Ponte Estaiada, no Jardim das Américas, em Curitiba
Arquivo pessoal/André Cardoso
As fumaças das queimadas que acontecem na região do Pantanal, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, chegaram a Curitiba nesta segunda-feira (14), de acordo com a Somar Meteorologia.
A capital paranaense está a mais de 1 mil quilômetros de distância dos focos de incêndio mais próximos.
De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, imagens de satélite confirmam o deslocamento da fumaça.
“Existe uma corrente de ventos a mais ou menos 1,5 km de altitude que ajuda a transportar essa fumaça para o Paraná”, afirmou.
Área marcada em vermelho apresenta concentração de fumaça
Reprodução/Somar Meteorologia
No início de setembro, as fumaças já tinham chegado ao noroeste do Paraná.
Cheiro de fumaça
Moradores da cidade notaram, inclusive, cheiro de fumaça ao longo da madrugada e no começo da manhã, em diversos pontos da cidade.
“Minha esposa acordou e sentiu o cheiro diferente. Eu abri a janela e vi o céu cinza, com a vista menos nítida, com a fumaça”, afirmou o engenheiro mecânico Sérgio Maluf.
Outro sinal de concentração de fumaça, segundo o meteorologista Fábio Luengo, é uma coloração alaranjada no céu quando o sol nasce ou se põe.
Vista do bairro Cabral, em Curitiba, com o céu tomado por fumaça
Arquivo pessoal/Sérgio Maluf
Queimadas
Desde o início do ano, o Pantanal sofre com queimadas. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ibama, são 2.349.000 hectares de áreas destruídas pelo fogo, sendo 1.259.000 hectares no Mato Grosso e 1.081.000 hectares em Mato Grosso do Sul.
No final de agosto, uma chuva forte deu fim a muitos focos na região de Corumbá e aliviou a fumaça que encobria a cidade. No momento, a situação é mais crítica no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica e Alcinópolis.
Pantanal tem segundo maior número de queimadas para agosto desde início das medições; focos detectados na Amazônia superam média histórica
Uma força-tarefa foi criada para combater o fogo na região, que atinge a unidade de conservação e também fazendas.
Veja vídeos sobre os incêndios no Pantanal:
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também