Especialistas em TI estarão em alta no mercado de trabalho


Para suprir demanda por mão de obra qualificada, Sistema Fiep oferta curso de Desenvolvimento de Sistemas – Tech It, com grade curricular bilíngue Impulsionado pela economia de baixo contato, o setor industrial já pensa em maneiras de redesenhar todo o processo produtivo, da manufatura à logística. O movimento é resultado dos novos hábitos trazidos pela pandemia da COVID-19 e aparece no estudo Tendências 2020, elaborado pelo Observatório Sistema Fiep. “A otimização da gestão das cadeias de suprimentos dependerá, invariavelmente, da aplicação de tecnologias como Big Data & Analytics, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem e Integração de Sistemas”, descreve a pesquisa.
Com a transformação digital cada vez mais presente nos negócios, também será necessário acelerar a qualificação de profissionais em tecnologia. Ainda há um gargalo quando o assunto é contratar especialistas em TI. “A tecnologia da informação se consolidou como um multimeio entre diversas áreas de conhecimento. A preparação de pessoas que combinam soft e hard skills (habilidades comportamentais e técnicas) é fundamental para atender ao setor industrial”, explica Hilosi José Miamoto, coordenador do curso técnico Tech It, ofertado pelo Sistema Fiep por meio do Senai no Paraná.
Oportunidades em diversos setores
Para entender a demanda e oferecer soluções cada vez mais melhores em educação profissional, o Sistema Fiep realiza estudos constantes junto às indústrias paranaenses. Foi com base nesse mapeamento que surgiu o curso técnico Tech It. Alinhado às necessidades da Indústria 4.0, o curso capacita profissionais para trabalhar no desenvolvimento de sistemas e atuar com tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual e cidades inteligentes, entre outros. “Preparamos o futuro egresso para atuar no segmento web, mobile e projetos que envolvem prototipação para automação híbrida (integração entre software e hardware)”, afirma Hilosi.
As possibilidades de trabalho vão além da indústria: os egressos encontram oportunidades em empresas e consultorias de desenvolvimento de sistemas, organizações governamentais e não governamentais e podem investir em carreiras autônomas também. “O profissional formado no curso de Desenvolvimento de Sistemas – Tech IT sai à frente por estar alinhado às necessidades da 4ª revolução industrial e ter formação bilíngue, ficando ainda mais próximo das startups e multinacionais”, complementa Hilosi.
Diferenciais para a carreira
Com duração de 18 meses, a capacitação tem 50% da grade curricular ministrada em inglês. Durante a pandemia, a instituição adaptou o calendário para oferecer o conteúdo teórico a distância. A vivência nos laboratórios compõe a segunda parte do curso, com aulas presenciais retomadas assim que houver flexibilização nas medidas de distanciamento social.
Até lá, os alunos vão se dedicar a atividades em plataformas on-line, com acompanhamento de um corpo docente que tem ampla experiência acadêmica e profissional. Os projetos são realizados com as principais linguagens de programação, banco de dados, ferramentas didáticas e softwares de simulação utilizados no mercado de trabalho. “Acreditamos que o curso, assim como outras ações de educação e pesquisa do Sistema Fiep, contribui para tornar a indústria brasileira mais produtiva, ampliando as possibilidades para que as empresas se tornem mais ágeis e competitivas no cenário global”, conclui o coordenador do curso.
Descubra o que o Sistema Fiep tem para a sua indústria.

By Fred Souza

Veja Também