Consumo de água em Curitiba e região caiu 14% em agosto, diz Sanepar


Segundo a companhia, se economia não superar os 20%, rodízio no abastecimento pode ficar mais rígido. Desde 14 de agosto cidades ficam 36 horas com fornecimento de água e outras 36 horas sem. Consumo de água caiu 14% em Curitiba e região, segundo a Sanepar
Giuliano Gomes/PR Press
O consumo de água em Curitiba e região metropolitana caiu 14% no mês de agosto, quando foi instituído o rodízio mais rígido no abastecimento na região, em relação a abril, época em que entrou em vigor o rodízio mais brando, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
O consumo médio de água por residência caiu de 10 mil litros, em abril, para 8,5 mil litros, em agosto, afirmou a Sanepar.
Quando anunciou que as casas da região ficariam 36 horas com abastecimento de água e 36 horas sem, em 14 de agosto, o objetivo da companhia era que a economia de água fosse maior, acima de 20%.
Confira a programação do rodízio de água até 22 de setembro
Segundo a companhia, se os níveis dos reservatórios ficarem abaixo de 25% da capacidade total, a região deve enfrentar um rodízio ainda mais rígido.
Neste sábado (12), os reservatórios que abastecem a região estavam com 33,28% da capacidade.
QUIZ: Teste e descubra o quanto você gasta de água nas tarefas do dia a dia
Canal de denúncias
Para tentar controlar a situação, a Sanepar criou um canal de denúncias para moradores que flagrarem desperdício de água.
O Alerta Água é um número de WhatsApp para que os consumidores possam enviar vídeos e fotos de situações de consumo irresponsável de água, com endereço do local. O número é (41) 99521-3022.
Em um mês, o canal recebeu mais de 2 mil denúncias.
Dicas de consumo
A orientação é para que os moradores façam uso racional da água, priorizando hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao novo coronavírus, e alimentação.
Nesse período, a Sanepar orienta que atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:
Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também