Após temporais, pelo menos 15 municípios de SC têm prejuízos nas áreas rurais, diz Epagri


Regiões Oeste e Norte tiveram danos. Defesa Civil afirma que 36 cidades foram atingidas no total. Destruição causada por temporal em Irineópolis
Prefeitura de Irineópolis/Divulgação
Pelo menos 15 municípios catarinenses tiveram prejuízos nas áreas rurais após os temporais que atingiram o estado na sexta-feira (14) e sábado (15), informou a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) nesta segunda-feira (17). As regiões mais afetadas foram o Oeste e Norte. A Defesa Civil afirmou que, no total, 36 municípios tiveram danos.
Os temporais ocorreram entre a noite de sexta e a madrugada de sábado. Foram registrados dois tornados, microexplosões, granizo e fortes ventos, além de chuva. Uma pessoa morreu e 16 ficaram feridas, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil estadual na noite de segunda.
Temporal destrói casa em área rural de Irineópolis
Epagri/Divulgação
Prejuízos
De acordo com a Epagri, houve estragos nas produções de leite, suínos, aves, reflorestamento, alho, frutas, fumo, erva-mate, banana, palmito, arroz e plantas ornamentais. Também foi registrada a destruição de estruturas como residências, galpões, implementos, equipamentos e abrigos.
Motorista registra em vídeo força de tornado em SC e reza
No Oeste, foram registrados estragos nas zonas rurais de Água Doce, Ibicaré, Treze Tílias, Catanduvas, Vargem Bonita, Luzerna, Brunopólis, Tangará e Frei Rogério. As produções prejudicas foram as de leite, suinocultura, avicultura, reflorestamento, alho e fruticultura. Além disso, houve danos em residências, galpões, implementos e equipamentos.
Já na região Norte, houve estragos em Irineópolis, Monte Castelo, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Garuva. Houve destruição de residências, galpões, implementos e equipamentos. Em relação às produções, os danos foram nas de fumo, leite, alho, erva-mate, reflorestamento, banana, palmito, arroz e plantas ornamentais.
Orientações
A Epagri afirmou que técnicos estão desde sexta a campo em apoio às famílias atingidas. A orientação da empresa é que os agricultores que tenham cultivos financiados com custeio via Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) acessem o seguro agrícola Proagro.
Além disso, os produtores que tiverem seguro das estruturas danificadas devem procurar as empresas e comunicar o que houve.
Temporais
Segundo informe da Defesa Civil da noite desta segunda, 53.608 pessoas foram prejudicadas pelos temporais em 36 municípios. Até 21h de segunda, 5.013 residência haviam sido danificadas, além de 116 estruturas privadas e 62 públicas.
Veja como fica o tempo em Santa Catarina
Os municípios que tiveram estragos foram:
Vale do Itajaí: Brusque, Doutor Pedrinho, Ascurra, Rio dos Cedros, Gaspar
Norte: Irineópolis, Major Vieira, Massaranduba, Rio Negrinho e Papanduva
Oeste: Chapecó, Água Doce, Catanduvas, Ibicaré, Tangará, Treze Tílias, Vargem Bonita, Bandeirante, Palma Sola, Passos Maia, São Bernardino, São Domingos, Ipuaçu, Vargeão, Abelardo Luz e Maravilha
Grande Florianópolis: Major Gercino
Litoral Norte: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo
Serra: Ponte Alta
Emergência em Irineópolis
A Prefeitura de Irineópolis informou que decretou situação de emergência na segunda. As localidades de Rio Vermelho, Rio Branco e Boa Vista foram as mais afetadas. Nestes locais, houve a destruição de residências e unidades produtivas, como estufas, galpões e paióis. Algumas casas tiveram a cobertura arrancada pela força do vento. Segundo a coordenação municipal de Defesa Civil, cerca de 20 pessoas ficaram desalojadas e foram abrigadas por parentes e pessoas próximas.
O levantamento realizado por técnicos da Epagri no município apontou que 26 estufas de tabaco ficaram totalmente destruídas, outras 17 tiveram danos na cobertura. Os prejuízos na infraestrutura das unidades de produção foram estimados em R$1,1 milhão.
O município está arrecadando alimentos, móveis, materiais de construção, colchões, cobertores e produtos de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues no pavilhão da Igreja Matriz de Irineópolis, onde uma equipe da Assistência Social do município realiza o recebimento e destinação dos itens.
Veja mais notícias do estado no G1 SC

By Fred Souza

Veja Também