Lava Jato no Paraná defende manifestações de Dallagnol e convoca colegas a acompanhar análise de processo sobre o procurador


Ministro Gilmar Mendes, do STF, autorizou o Conselho Nacional do Ministério Público a retomar a análise de um processo disciplinar relacionado a Dallagnol. Deltan Dallagnol chefiou a Lava Jato no Paraná por seis anos
André Dusek/Estadão Conteúdo
A Lava Jato no Paraná defendeu, neste domingo (6), manifestações do procurador da República Deltan Dallagnol. Além disso, convocou colegas a acompanhar análise de processo disciplinar sobre Dallagnol.
Por meio de nota, o Ministério Público Federal (MPF) ressaltou que o caso não envolve a atuação de Dallagnol em processos da Lava Jato.
“O pedido é para que Deltan seja punido pelo CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público] por manifestações realizadas em redes sociais, a exemplo de postagem em que ele se posicionou a favor do voto aberto para a escolha do Presidente do Senado”, diz um trecho da nota.
Na sexta-feira (4), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a retomar a análise de um processo disciplinar relacionado a Dallagnol.
Na prática, ao tomar a decisão, Gilmar Mendes suspendeu a decisão do ministro Celso de Mello, que havia paralisado a análise do caso.
“Essas manifestações de Deltan, como outras feitas, são em defesa da causa anticorrupção, em defesa da sociedade. A alegação de que isso seria uma falta funcional já foi apresentada à Corregedoria do Ministério Público Federal, analisada e rechaçada. Mesmo assim, o caso foi novamente apresentado para julgamento perante o CNMP”, diz outro trecho da nota.
A ação é de relatoria de Celso de Mello, mas o ministro está em licença médica. Por isso, o processo foi encaminhado pelo STF para o gabinete de Gilmar Mendes.
A sessão de julgamento no CNMP será às 9h de terça-feira (8). Na nota, o MPF convida a todos, “e em especial aos colegas do Ministério Público brasileiro” para assistir à sessão, que será transmitida na internet. Veja o link.
“Independentemente do resultado da sessão do CNMP na próxima terça-feira, seguimos acreditando que todos os membros do MP jamais desanimarão da virtude ou terão vergonha da honestidade”, finalizou o MPF na nota.
A ação contra Dallagnol
A ação contra Dallagnol foi apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e discute se o procurador cometeu infração disciplinar por suposta tentativa de interferência na disputa pela presidência do Senado em postagens sobre o parlamentar em rede social.
Em documento enviado ao Supremo, a defesa de Dallagnol afirmou que há irregularidades no andamento do processo, entre as quais não ter sido assegurado o amplo direito de defesa.
Quando Celso de Mello suspendeu a análise do caso, o CNMP retirou o processo da pauta de julgamentos (relembre no vídeo abaixo).
Conselho do MP retira da pauta processos contra procurador Deltan Dallagnol
Saída da Lava Jato
Dallagnol anunciou em 1º de setembro que estava deixando a força-tarefa da Lava Jato no Paraná. Ele era coordenador da operação e a chefiou desde quando a Lava Jato começou, em 2014.
“Depois de anos de dedicação intensa à Lava Jato, eu acredito que agora é hora de me dedicar de modo especial pra minha família”, afirmou.
Dallagnol contou que a filha, de 1 ano e 10 meses, apresentou sinais de regressão no desenvolvimento e que, por isso, precisaria dedicar mais tempo a ela.
Quem vai assumir as funções de Dallagnol é o procurador da República Alessandro José Fernandes de Oliveira.
Dallagnol negou que a saída dele tenha ligação com pressões relacionadas à atuação da força-tarefa.
Deltan Dallagnol negou pressões para deixar comando da Lava Jato
RPC/Reprodução
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também