Tarifa de água vai subir 9,62% a partir de 31 de outubro no Paraná, diz agência


Reajuste foi homologado nesta terça-feira (25) pela Agepar; último aumento na conta havia sido em abril de 2019. Aumento da tarifa de água no Paraná foi homologado nesta terça (25)
Sanepar/Divulgação
A tarifa de água e esgoto no Paraná vai ter aumento de 9,62% a partir de 31 de outubro deste ano, de acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). O reajuste foi homologado nesta terça-feira (25).
De acordo com a Sanepar, o último aumento da tarifa havia sido em abril de 2019. A companhia informou que o aumento deveria ter sido homologado em abril deste ano e passado a vigorar em maio.
Porém, a Agepar postergou o reajuste da tarifa por 120 dias por causa da pandemia do novo coronavírus. Esse prazo venceu em 17 de agosto. A prorrogação até 31 de outubro ocorre também em função da crise hídrica no estado, segundo a agência.
COVID-19: Paraná tem mais de 3 mil mortes e 119 mil casos
Conforme a Sanepar, o novo índice será aplicado de forma proporcional durante o mês de novembro e terá impacto integral a partir de dezembro deste ano.
Ainda segundo a companhia, “o reajuste repõe custos com energia elétrica, pessoal, produtos químicos nos tratamentos de água e de esgoto, manutenção e operação de redes, estações e equipamentos e faz frente aos investimentos da companhia”.
Cálculo do índice
Segundo a Agepar, o cálculo da tarifa do saneamento, que chegou ao índice de 9,6299%, é composto da seguinte forma:
o índice de 6,1860% é de uma composição de indexadores que incidem na variação da cesta dos índices (IPCA, IGP-M e INPC) mais a variação de custos (energia elétrica, produtos químicos utilizados no tratamento da água, entre outros). O custo da energia elétrica e a variação cambial do dólar em 2019, que elevou muito os preços dos produtos químicos importados, influenciaram na alta deste indicador;
o índice de 3,4439% é refente à quarta parcela do diferimento tarifário, que recompõe a tarifa do congelamento ocorrido entre 2005 e 2010, aprovado em 2017.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também