Sanepar adota rodízio no abastecimento de água a cada 36 horas em Curitiba e Região a partir de sexta-feira (14)


Medida foi anunciada, na tarde desta terça-feira (11), devido à forte estiagem que atinge os níveis dos reservatórios; população ficará um dia e meio sem água e um dia e meio com água. Sanepar adota rodízio no abastecimento de água a cada 36 horas em Curitiba e Região a partir de sexta-feira (14)
Jonathan Lins/G1
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai adotar um novo modelo de rodízio no fornecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana, a partir de sexta-feira (14), com a redução do intervalo entre a suspensão e a retomada do abastecimento.
Segundo a companhia, a população ficará um dia e meio sem água (24 horas sem e 12 horas para recuperação) e um dia e meio com água (36 horas).
A medida foi anunciada, na tarde desta terça-feira (11), devido à forte estiagem que atinge os níveis dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).
Paraná decreta situação de emergência hídrica
Ao todo, 1,2 milhão de pessoas será atingido com a nova tabela.
A Sanepar chama esse modelo de rodízio de “tipo C”. O sistema anterior, “tipo B”, mantinha as unidades um dia e meio sem água e três dias com água.
Pior nível da história
O nível médio dos reservatórios chegou a 28,85% – o pior nível da história da medição da companhia.
O rodízio só será suspenso quando os níveis das barragens estiverem acima de 60% e as chuvas estiverem acima da média histórica, conforme a Sanepar.
Entretanto, de acordo com a previsão meteorológica, este quadro só deverá ocorrer a partir de novembro.
Falta de chuva compromete vazão de rios, represas e abastecimento de reservatórios em Curitiba e Região Metropolitana
RPC Curitiba
Os níveis de cada barragem estão da seguinte forma, nesta terça-feira:
Iraí: 10,55%
Passaúna: 32,8%
Piraquara I: 17,3%
Piraquara II: 83,3%
O sistema de rodízio foi adotado pela companhia desde março, inicialmente para a região sul de Curitiba e da Região devido à baixa vazão do Rio Miringuava.
Em abril, o sistema foi estendido a toda Região Metropolitana, segundo a Sanepar.
A cada dia, um grupo de 750 mil pessoas – cerca de 20% da população – tem o fornecimento de água suspenso.
Com a seca, terra rachada fica à vista na Represa do Iraí
RPC Curitiba
Nesta terça-feira, a companhia também lançou a campanha “Meta20”, para que a população economize 20% do consumo de água, que equivalem a 100 milímetros de chuva.
Distribuição de caixas d’água
De acordo com a companhia, começou nesta terça-feira a distribuição gratuita de caixas d’água de 500 litros para 2,8 mil famílias da área de rodízio da Região Metropolitana.
Serão atendidas famílias incluídas no programa de Tarifa Social, em áreas do rodízio e em localidades onde é mais demorada e mais difícil a recuperação do abastecimento.
Conforme a Sanepar, cada família vai receber um kit para a instalação e também a estrutura de suporte da caixa. As famílias são selecionadas em um processo técnico da Sanepar.
Dicas de consumo
A orientação é para que os moradores façam uso racional da água, priorizando hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao novo coronavírus, e alimentação.
Nesse período, a Sanepar orienta que atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:
Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
Sanepar orienta que atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também