Rompimentos em adutora deixam 15 mil imóveis sem água em Maringá

Desabastecimento atingiu imóveis que ficam na região norte do município. Até a manhã desta segunda-feira (14), água não tinha voltado para 2.500 unidades consumidoras. Vários bairros de Maringá estão sem água
Imóveis de vários bairros na região do Conjunto Guaiapó, em Maringá, no norte do Paraná, estão sem água desde a noite de sexta-feira (11). Dois rompimentos em uma adutora deixaram imóveis de 44 bairros desabastecidos, ou seja, 15 mil unidades consumidoras. Na manhã desta segunda-feira (14), 2.500 continuavam sem água.
“Não faço nada de limpeza, só o superficial porque não tem água na rua e nem na caixa. Para cozinhar e beber estamos usando água mineral”, contou a funcionária pública Marina Fenili.
O problema ocorreu na madrugada de sábado quando a tubulação de uma grande adutora se rompeu. Os reparos já foram feitos, mas o fornecimento ainda não foi totalmente restabelecido.
Alguns moradores encheram galões de água utilizando torneiras de espaços públicos, como o Centro Social Urbano, de academias para a terceira idade e em escolas que possuem poços artesianos.
“Encho os galões e levo para casa para poder cozinhar e tomar banho. A minha água do chuveiro é da rua”, contou um morador.
De acordo com a Sanepar, o problema foi pontual e concentrado na zona norte da cidade.
A Sanepar garantiu que não há nenhum risco de desabastecimento por conta da falta de chuvas, o nível de água do Rio Pirapó está mais baixo do que o normal, porém não compromete o abastecimento.
“Foram dois eventos muitos similares. O primeiro ocorreu por volta das 23h de sexta-feira, um rompimento na adutora que sai da estação de tratamento de água da Pedro Taques e abastece os reservatórios do Jardim América. Iniciamos o conserto dessa rede ainda no sábado”, explicou Sérgio Portela, gerente regional da Sanepar.
“Quando estávamos preparados para retomar o serviço, para pressurizar novamente a rede, houve um novo vazamento bem próximo do primeiro. Tivemos que interromper o abastecimento e realizar os reparos. O abastecimento foi retomado somente às 23h de domingo”, pontou o gerente regional.
A Sanepar também disponibilizou caminhões-pipa para atender a população que ainda está sem água.
Veja mais notícias da região no G1 Norte e Noroeste.

By Fred Souza

Veja Também