Presidente do BC consulta TCU sobre transferência de R$ 400 bilhões para o Tesouro

Valor é referente ao lucro do Banco Central com operações de câmbio e reservas internacionais. Ministros do TCU não manifestaram resistência à ideia da transferência. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se reuniu com os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta segunda-feira (17) para explicar como ocorreria uma possível transferência, ao Tesouro Nacional, do lucro do BC com operações cambiais e reservas internacionais. Esse valor pode chegar a R$ 400 bilhões.
Na reunião, o presidente do BC não citou valores, mas explicou que a transferência está sendo estudada. E que, caso ocorra, não poderá ser usada para despesas primárias como salários ou pagamento de obras, mas exclusivamente para abater a dívida pública.
O G1 apurou que o ministro Bruno Dantas, que relata processos relacionados ao Banco Central no TCU, não viu nenhum empecilho à operação. Os outros ministros também não fizeram questionamentos ou declarações contrárias à transferência do recurso.
Na sessão da última quarta-feira (12), o ministro Bruno Dantas informou em plenário que havia sugerido a reunião ao presidente do BC, para que Campos Neto explicasse uma possível “zona cinzenta” sobre a operação.
Banco Central prevê queda do PIB de 10,94% no 2º semestre; capacidade de pagar a dívida pública deve ficar comprometida
“Foi uma sugestão que eu fiz ao presidente Roberto Campos Neto. Ele pretende dialogar com o Tribunal sobre algumas questões técnicas referentes a uma operação que o Banco Central está estudando fazer em conjunto com o Tesouro Nacional”, disse Dantas naquele momento.
“Eu considero, e sugeri a ele, que como há uma zona cinzenta, que solicitasse formalmente a Vossa Excelência essa reunião com todos os ministros, para que ele pudesse expor o ponto de vista do Banco Central”, prosseguiu.
Procurado nesta segunda, o ministro Bruno Dantas informou que não se pronunciaria sobre a reunião.

By Fred Souza

Veja Também