Presidente da Câmara de Paranaguá e empresa da esposa dele são condenados por abertura de rua em área de ocupação


Segundo o MP-PR, réus atuaram na abertura de uma via que contribuiu no aumento de ocupação irregular em uma área de preservação da Mata Atlântica; decisão cabe recurso. Vereador Waldir Turchetti Leite (PSC), presidente da Câmara Municipal de Paranaguá
Divulgação/Câmara Municipal de Paranaguá
O vereador Waldir Turchetti Leite (PSC), presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, no litoral do Paraná, e uma empresa da esposa dele foram condenados pela abertura de uma rua em área de ocupação irregular, segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
A sentença foi proferida na quinta-feira (20), pela Vara da Fazenda Pública da comarca, e divulgada pelo MP-PR, nesta quarta-feira (26).
A decisão ainda cabe recurso.
Segundo a denúncia, os réus ajudaram a abrir a rua, nas proximidades do bairro Jardim Jacarandá, em 2016, utilizando maquinário da prefeitura e da empresa da esposa do parlamentar.
A Justiça considerou que a abertura da rua contribuiu para o aumento de uma ocupação ilegal na região, onde existem áreas de preservação permanente, áreas úmidas e vegetação característica da Mata Atlântica.
O vereador foi condenado por improbidade administrativa, com a suspensão dos direitos políticos por cinco anos, além de pagamento de multa em valor correspondente a 50 vezes a remuneração que recebeu em 2016, com correção.
A sentença prevê que a empresa fique proibida de estabelecer contratos com o poder público por três anos, além de multa correspondente a 25 vezes o recebido pelo vereador na época, também com correção monetária.
O G1 tenta contato com as defesas dos citados, com a prefeitura e a Câmara de Paranaguá.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também