Paraná vai liberar retorno presencial dos anos finais de cursos da área da saúde, diz secretário


Segundo Beto Preto, decreto será publicado até sexta-feira (25), e instituições deverão cumprir medidas de segurança sanitária. Medida vai valer para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Decreto estadual sobre a suspensão das aulas
Alunos dos anos finais de cursos da área da saúde voltarão a ter aulas e atividades presenciais no Paraná nos próximos dias, informou nesta terça-feira (22) o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Segundo o secretário, um decreto liberando a retomada destas atividades será publicado ao longo da semana, até sexta-feira (25). A medida vai valer para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.
“Para isso, estas atividades deverão seguir a resolução estadual que determina o distanciamento social e a adoção de medidas de higiene”, afirmou.
Últimos anos de cursos da área da saúde serão liberados para retomar atividades presenciais no Paraná
Unipar
As aulas presenciais no estado estão suspensas desde março.
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na segunda-feira (21), o Paraná tem 163.762 casos confirmados e 4.103 mortes por Covid-19.
Sem data para retorno das escolas
Nos demais cursos e atividades, incluindo escolas públicas e particulares, o secretário afirmou que a liberação depende da queda do índice de transmissão do vírus no estado.
Na sexta-feira (18), um decreto estadual determinou que a decisão sobre retorno de aulas nas universidades particulares também depende da autorização da Sesa.
Servidores estaduais que estavam em home office poderão retomar atividades presenciais
Segundo Beto Preto, o índice de transmissão no Paraná atualmente é de 0,98, o que quer dizer que cada grupo de 100 pacientes com o vírus infecta outras 98 pessoas.
“Tudo isso será retomado desde que tenhamos segurança sanitária, e ela não se dá com 1 de transmissão. Ela se dá com este índice próximo de 0,5 ou 0,6”, afirmou.
Após consulta pública, Prefeitura de Guarapuava decide que não irá retomar aulas em 2020
O secretário afirmou que não é possível dizer quando o estado vai alcançar estes índices. “É uma batalha diária. Nós registramos nos últimos dias de 10% a 15% diminuição no número de casos e uma leve diminuição no numero de óbitos. Temos que monitorar”, afirmou.
Veja a opinião de especialistas sobre o retorno das aulas
Veja mais notícias no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também