Os hábitos de consumo mudaram. E a sua empresa já se adaptou?


Há 30 anos se fala das mudanças nos hábitos de consumo e, em 2020, todos finalmente pararam para ouvir. Mesmo num momento crítico, ainda dá tempo para seu negócio tomar a atitude certa. Nos últimos 30 anos, a tecnologia deu um salto evolutivo enorme, o mundo mudou demais, superando tudo que já havia sido feito anteriormente. Ainda que aceleradas, as mudanças foram espontâneas, e as empresas tiveram um tempo razoável para se adaptar aos novos hábitos de consumo que seus clientes iam apresentando. Umas mais atrasadas, outras inovadoras.
Entretanto, o que aconteceu em 2020 pegou todos de surpresa. Interessante é que no ano anterior, a W.Godoy fez campanhas para alertar o público sobre o fato de que evolução constante não é apenas apresentar inovações, mas, principalmente, é saber se adaptar às transformações dos hábitos de consumo.
Adaptação aos hábitos de consumo exige aprofundar-se no comportamento humano
Os novos modos de viver em razão da pandemia de Covid-19 mostraram que toda transformação depende de uma mudança drástica, ou seja, as transformações do comportamento humano são literalmente sofridas.
Por isso, uma atitude inteligente das empresas em relação aos hábitos de consumo é se antecipar às mudanças drásticas. Mas aí você pergunta: “num cenário imprevisível como a pandemia, como eu posso me antecipar?” É por essa razão que sua empresa deve ser uma especialista no comportamento do seu público.
Se você conhecer a essência, os valores e crenças do seu público e, principalmente, se identificar com ele por causa disso tudo, sua empresa não apenas será capaz de prever, mas também poderá influenciar o comportamento do público. E assim, evidentemente, fica muito mais fácil se adaptar aos seus novos hábitos de consumo.
O momento é decisivo: ou sua empresa se adapta ou ela some.
Getty Images
Adaptar-se e influenciar os hábitos de consumo do seu público: quão fundo você quer ir?
Para se adaptar aos hábitos de consumo do seu público é preciso conhecê-lo a fundo, e para influenciar é necessário comunicar bem. Por isso você vai precisar de análise do seu mercado e de comunicação estratégica. Tenha em mente que seu dever é sempre ir além: saiba o que o público precisa, mas também o que ele busca, pois nem sempre o consumidor compra o que realmente necessita.
A sua empresa merece e precisa saber mais sobre hábito de consumo.
Getty Images
Marque presença onde o público pode comprar o seu produto, mas também em qualquer lugar onde ele circula. Lembre que agora, essa circulação está reduzida, por isso os seus pontos de contato com o consumidor terão que causar um impacto ainda mais forte.
Ter feeling para pensar em todas essas particularidades exige muito trabalho e uma estratégia de comunicação integrada. A adaptação aos novos hábitos de consumo do cliente depende disso. Mas você não precisa dar conta de tudo sozinho, procure quem tem experiência em comunicação estratégica e é especialista em comportamento humano. A W.Godoy te orienta a como mergulhar nos hábitos de consumo do seu cliente. Conheça nosso plano de imersão.

By Fred Souza

Veja Também