Novo coronavírus: Paraná passa de 195 mil casos confirmados, com 4.865 mortes, aponta boletim


Sesa divulgou relatório, nesta sexta-feira (16), que aponta aumento de 1.333 diagnósticos e de 33 óbitos pela Covid-19, em comparação com o dia anterior. Sesa divulgou boletim com total de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná, nesta sexta-feira (16)
Wagner Magalhães/G1
Dados divulgados, nesta sexta-feira (16), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam que o número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná passou de 195 mil.
No total, são 195.878 diagnósticos da doença, com 4.865 mortes, conforme o boletim.
Em comparação com os números do dia anterior, o estado teve aumento de 1.333 casos e de 33 mortes.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
No relatório, a Sesa aponta que desde o início da pandemia, 150.915 pessoas se recuperaram da Covid-19, o que representa uma taxa de recuperação de 77%.
O boletim aponta que além do total de casos informado no número geral, outros 2.063 casos da Covid-19 foram confirmados no Paraná, mas em pessoas que moram fora do estado. Deste total, 48 pacientes morreram pela doença.
Novas mortes
A Sesa informou que as 33 mortes inseridas no boletim foram registradas entre o dia 6 de setembro e esta sexta-feira.
Os pacientes que morreram tinham idades entre 27 e 92 anos, sendo 11 mulheres e 22 homens.
Curitiba – 7 novas mortes;
Londrina, Maringá e São José dos Pinhais – 3 novas mortes cada;
Araucária, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cascavel, Castro, Céu Azul, Colombo, Fênix, Mandaguari, Paiçandu, Ponta Grossa, Reserva, Rio Branco do Sul, Santa Fé, São Miguel do Iguaçu e São Sebastião da Moreira – 1 nova morte cada.
Veja, abaixo, as informações detalhadas.
Novas mortes por Covid-19 no Paraná
Desde o início da pandemia, conforme informado pela Sesa, foram realizados 745.215 testes pelos critérios RT-PCR, pela rede pública de saúde e laboratórios credenciados.
Para 566.171 o resultado foi negativo, e outros 5.758 estão em análise.
Internamentos
A secretaria de saúde informou que o estado possui 740 pacientes com casos confirmados do novo coronavírus internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede particular.
Na rede pública, são 596 internados, sendo que 290 deles estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e outros 306 em leitos clínicos.
São 144 pessoas com diagnóstico da doença internadas em leitos da rede particular, considerando que 50 delas estão em UTIs, e outras 94 em leitos clínicos.
Ainda de acordo com o boletim, outros 891 pacientes encontram-se internados com suspeita da Covid-19, no aguardo do resultado de exames. São 376 pessoas em leitos de UTI e 515 em enfermarias.
Ocupação de leitos
A taxa de ocupação de leitos hospitalares SUS exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, nesta sexta-feira, é a seguinte, de acordo com a Sesa:
58% dos 1.032 leitos de UTI adulta
45% dos 1.271 leitos de enfermaria adulta
23% dos 44 leitos de UTI pediátrica
22% dos 58 leitos de enfermaria pediátrica
De acordo com a divisão de leitos no estado em quatro macrorregiões, segundo a secretaria, a macrorregião Leste — que abrange Curitiba, o Litoral e cidades como Ponta Grossa e Guarapuava — registra a maior taxa de ocupação de leitos para adultos.
Confira a situação dos leitos de UTI para adultos em cada uma delas:
Leste: 74%
Oeste: 48%
Noroeste: 41%
Norte: 35%
Em Curitiba
Conforme dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira, a capital do estado possui taxa de ocupação geral de leitos de UTI para pacientes com suspeita ou casos confirmados da Covid-19 em 71%.
Os leitos de UTI do SUS para pacientes adultos com a doença têm 73% de ocupação. Na ala pediátrica, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 é de 38%, segundo a prefeitura.
Nas enfermarias da capital, a ocupação das vagas para adultos e crianças com suspeita ou casos confirmados do novo coronavírus é de 75%.
Perfil dos pacientes
A média de idade das pessoas que tiveram casos confirmados da Covid-19 no estado é de 39,6 anos. Em relação aos pacientes que morreram pela doença, de acordo com o boletim, a média etária é de 68,5 anos.
Os homens, segundo a Sesa, são a maior parte das vítimas que morreram pela Covid-19 no estado, com 60% do total (2.912 óbitos).
Considerando o total de casos confirmados, as mulheres representam a maior parte das pessoas que contraíram a doença, com 53% (102.987 diagnósticos).
Casos por cidade
De acordo com o relatório da secretaria, dos 399 municípios do Paraná, somente Laranjal não possui nenhum caso confirmado da doença.
Em 313 cidades paranaenses, há registros de mortes pela Covid-19.
Veja os dados de cada município:
Casos de Covid-19 no Paraná
Alterações em dados anteriores
No boletim desta sexta-feira, a secretaria informou alterações em dados divulgados em relatórios anteriores, com transferências de casos e de uma morte entre municípios, além de exclusões de casos.
Transferências entre municípios
Um caso confirmado em Ivaiporã foi transferido para Jandaia do Sul;
Um caso confirmado em Ivaiporã foi transferido para Jardim Alegre;
Um caso confirmado em Ivaiporã foi transferido para Londrina;
Um caso confirmado Ivaiporã foi transferido para Araucária;
Dois casos confirmados em Ivaiporã foram transferidos para Curitiba;
Uma morte confirmada em Curitiba foi transferida para Colombo.
Exclusões por duplicidade de notificação:
Um caso em Foz do Iguaçu;
Quatro casos em Londrina;
Um caso em Itapejara D’Oeste;
Um caso em Marechal Cândido Rondon;
Um caso em Palmas;
Dois casos em Paranaguá;
Um caso em Rio Branco do Sul;
Um caso em Sabáudia;
Seis casos em São Jorge D’Oeste;
Um caso em Cambará;
Um caso em Diamante D’Oeste.
VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também