‘Lição de casa’: Especialistas dão dicas para melhorar rendimento de crianças e adolescentes nas aulas remotas


Série de reportagens mostra desafios para pais, alunos e professores durante a pandemia; estudantes da rede pública e particular do Paraná estão assistindo às aulas em casa desde março. Especialistas dão dicas para melhorar rendimento de crianças e adolescentes nas aulas remotas
Reprodução/RPC
A série de reportagens do Boa Noite Paraná mostrou os desafios para pais, alunos e professores durante a pandemia do novo coronavírus.
Todos precisaram se adaptar à rotina de aulas remotas sem se preparar antes para isso. O desafio foi ainda maior em duas fases muito importantes da educação: a alfabetização e a preparação para o vestibular.
Confira, abaixo, algumas dicas de especialistas para ajudar pais e alunos.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
DECRETOS: Veja o que pode abrir e o que deve fechar nas principais cidades
BEM AQUI: RPC tem plataforma com estabelecimentos e serviços que estão atendendo
Fase de alfabetização
Dar banho antes da aula: A psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga explica que manter uma rotina nos dias de aula ajuda a criança a manter a concentração.
Colocar uniforme: Se a criança estiver de uniforme, como fazia quando ia para a escola, fica mais fácil de entender que ela vai assistir uma aula.
Fazer perguntas e reflexões com a criança durante a aula: Segundo a psicopedagoga, se a aula for gravada ou transmitida pela televisão, os pais podem fazer perguntas para estimular a criança a pensar sobre o que está sendo ensinado.
Trazer para o cotidiano o que foi ensinado na aula remota: O momento de aprendizado não é restrito ao momento da aula. Ana Regina sugere que os pais utilizem situações do cotidiano para estimular o processo de alfabetização. Por exemplo: explicar como se escreve “cenoura”, quando a família estiver na cozinha, para ajudar na compreensão das palavras.
Apostar em atividades lúdicas: A psicopedagoga também sugere que os pais contem histórias para as crianças e ouçam música com elas. Essas atividades também podem ajudar no processo de alfabetização.
Ana Regina Caminha Braga dá dicas para pais de crianças em fase de alfabetização
Dica extra
A coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, também dá uma dica para os pais ajudarem os filhos: não fazer pressão. Veja o vídeo abaixo.
Rebeca Otero, da Unesco Brasil, diz que pais não devem pressionar as crianças
Fase pré-vestibular
Não estudar de pijama: O psicopedagogo Ivo Carraro é bem claro sobre o motivo de trocar de roupa antes da aula remota: “pijama lembra cama”.
Deixar o local de estudos parecido com o da escola: Sentar em uma mesa, com caderno, caneta, como se estivesse na escola, também pode contribuir para melhorar o rendimento.
Desligar TV, música e celular: Nada disso ajuda na hora da aula, pelo contrário, prejudica a atenção e a disciplina. “Ele precisa de foco e não pode consumir muitas informações ao mesmo tempo”, diz Carraro. O especialista também afirma que assistir à aula com fone de ouvido ajuda a manter a concentração.
Dormir e se alimentar bem: Para Carraro, é preciso estar bem descansado e disposto para que o estudo renda mais. Ele também sugere que o aluno pratique exercícios físicos regularmente.
Manter o ambiente em casa organizado: Segundo o psicopedagogo, a família precisa ajudar a organizar a rotina para o momento de estudo, sem barulho e distrações, porque qualquer interferência pode prejudicar o aprendizado.
Ivo Carraro dá sugestões para estudantes em fase pré-vestibular
Veja todos os vídeos da série ‘Lição de casa’
Milhões de estudantes da rede pública e particular estão assistindo às aulas em casa desde março
Reprodução/RPC
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também