José Eraldo da Silva fala do novo fenômeno: A utilidade do BIM em uma pré-construção

O uso do BIM na engenharia é um dos recursos tecnológicos mais abrangentes e eficientes para o setor construtivo. O sistema pode englobar impactos no custo, prazo e eficácia de uma construção. Ou seja, trata-se de algo que afeta diretamente a cadeia de valor para empresas de engenharia, construção e também arquitetura.

Dessa forma, para Josué Eraldo da Silva, expert em construção civil pela Jacitara de Indaiatuba, trata-se também de uma iniciativa para a aceleração de processos do setor de engenharia e construção, onde empresas  cada vez mais exploram a tecnologia e a inovação na construção civil.

Conheça alguns exemplos similares ao BIM:

Impressão 3D;

Realidade virtual e aumentada;

Internet das coisas (IoT);

Automação;

Uso inteligente de robôs;

Drones autônomos e scanners.

São aplicativos e softwares de gestão que consistem no controle de projetos e da produção. São oportunidades para gerar produtividade e eficácia para os projetistas, consultores, construtoras, engenheiro civil, incorporadoras e demais setores.

Com isso, de acordo com Josué Eraldo da Silva, essas são as melhores soluções atuais, que todo empreendimento deve explorar e agregar. Atrasos de projetos e de cronogramas de obra podem, então, ficar para trás.

Sendo assim, segundo Josué Eraldo da Silva, como o BIM trata-se de uma resposta a problemas frequentes na engenharia, o Building Information Modeling ou Modelagem da Informação na Construção (BIM) se fundamentou no setor de engenharia, construção e incorporação com um papel inovador.

Como a pré-construção é baseada no conjunto de atividades e serviços realizados previamente à etapa de produção (execução da obra ou construção), que realiza o acompanhamento desde a fase de concepção do produto ou projeto, o BIM é um sistema que gera soluções de engenharia e das diversas interfaces.

É importante entender que se faz necessário explorar o uso do BIM como processo integrador para a gestão dos benefícios da pré-construção. Onde é notado a possibilidade de integrar a produção com o objetivo de agregar valor e aumentar a atratividade dos empreendimentos.

Não é difícil entender da necessidade das organizações em optar por tecnologia como forma de adotar medidas mais inteligentes, porém, a importância desse novo software traz excelentes resultados para quem deseja adotar seus recursos.

É primordial entender a concepção de um projeto de uma forma mais clara e precisa. E o BIM é uma tecnologia em que é empregado diferentes vertentes como forma de auxiliar uma determinada obra. Portanto, hoje em dia, se torna imprescindível seu uso!

By Fred Souza

Veja Também