Hemepar faz campanha de doação de plasma de pessoas que se recuperaram da Covid-19


Quarenta pessoas já foram beneficiadas pela técnica no Paraná e todas tiveram um índice de 100% de reação positiva, conforme o Hemepar. Hemepar lança campanha de doação de plasma
Aen/Divulgação
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está fazendo uma campanha de doação de plasma de pessoas que se recuperaram da Covid-19. O objetivo é ajudar no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.
De acordo com o governo estadual, essa ação faz parte de um projeto-piloto que utiliza o plasma como procedimento experimental no combate ao coronavírus.
A iniciativa pretende, segundo o governo estadual, conseguir entre 10 e 15 doações por dia em todas as 23 unidades do Hemepar pelo estado.
Quarenta pessoas já foram beneficiadas pela técnica e todas tiveram um índice de 100% de reação positiva, conforme o Hemepar.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
PANDEMIA EM NÚMEROS: Confira o mapa com os dados por cidade
Até esta sexta-feira (11), de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, 104.110 pessoas se recuperaram da Covid-19. Esse número equivale a 69,8% do total de casos.
Ao todo, o Paraná tem 149.072 casos confirmados e 3.741 causadas pela doença.
Como doar o plasma?
O governo estadual informou que a seleção dos doadores é feita presencialmente.
Os interessados devem fazer o agendamento, em Curitiba, pelo telefone (41) 3281-4074. Quem mora no interior do Paraná deve procurar uma das unidades do Hemepar – veja onde elas ficam.
Como é a técnica?
Segundo o governo estadual, a técnica utiliza o plasma para tratar pacientes contaminados pelo novo coronavírus e que estejam no início dos sintomas, com o quadro leve.
A injeção de plasma com os anticorpos de quem se recuperou da Covid-19, conforme o governo estadual, permite a criação de uma barreira protetora em quem recebe o sangue.
Dessa maneira, tenta-se evitar o agravamento da doença ou até a necessidade de internamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Quem pode doar?
Para fazer a doação do plasma, é preciso ter sido diagnosticado com a Covid-19 com exame de sangue ou RT-PCR e esperar um período de 45 dias depois da recuperação.
Já o prazo máximo doar é de 180 dias após o fim da infecção.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também