HC de Curitiba vai ampliar número de voluntários para testes de vacina contra a Covid-19


1,4 mil profissionais da saúde e que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus devem participar da última fase dos testes de vacina, que é chinesa. Hospital de Clínicas vai ampliar número de voluntários para testes de vacina
O Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba vai aumentar o número de voluntários da terceira fase de testes de uma vacina contra o novo coronavírus.
Ao todo, eram 850 voluntários para receber as doses da vacina produzida por uma farmacêutica da China, Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan. Entretanto, o número aumentou para 1,4 mil voluntários.
Profissionais da saúde foram escolhidos para recebê-las porque eles têm mais contato com a Covid-19 e, por isso, garantem ao estudo uma resposta da eficácia da vacina mais rápida.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
PANDEMIA EM NÚMEROS: Confira o mapa com os dados por cidade
O HC é um dos 12 centros de saúde do Brasil escolhidos para fazer o teste.
Os pesquisadores do HC afirmam que, até o momento, os voluntários não apresentaram reações graves às doses. Em todo o país, 9 mil voluntários devem participar da última fase de testes.
A vacina desenvolvida pelo laboratório chinês recebeu o nome de CoronaVac. Os responsáveis pelo desenvolvimento afirmam que ela é feita com uma versão do vírus inativo – em que não há a presença do vírus vivo – método que reduz riscos.
Essa vacina é considerada pelo governo federal como uma das mais promissora sendo desenvolvida.
Segundo o governo federal, depois desses testes, caso eles comprovem a eficácia da vacina, os próximos passos serão o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a distribuição pelo SUS.
HC de Curitiba vai ampliar número de voluntários para testes de vacina contra a Covid-19
Reprodução/RPC
Veja mais notícias do estado em G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também