Governos da UE e BCE precisam fazer mais para superar crise, diz Lagarde

Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro foi revisado para uma queda de 11,8% no segundo trimestre deste ano – uma contração histórica. A recuperação da Europa da profunda recessão está incompleta e irregular, portanto não há espaço para complacência por parte dos governos ou do Banco Central Europeu, disse nesta sexta-feira (11) a presidente do BCE, Christine Lagarde.
“O atual momento está cunhado por essa recuperação irregular, incompleta e assimétrica que observamos no terceiro trimestre após um segundo trimestre bastante catastrófico”, disse Lagarde em entrevista à imprensa após se reunir com autoridades de finanças da União Europeia.
“Sem complacência! Nossa política monetária expansionista precisa do suporte da política fiscal, e nenhum de nós pode ter complacência no momento”, acrescentou.
Aumento dos casos de Covid volta a preocupar a Europa
Tombo histórico
No início da semana, o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro foi revisado para uma queda de 11,8% no segundo trimestre deste ano – uma contração histórica.
A contração entre abril e junho, período em que as restrições devido ao coronavírus estavam em vigor em todo o continente, foi a mais forte desde que a série histórica começou em 1995.
Nos três primeiros meses do ano, a economia já havia contraído 3,7% na base trimestral e 3,2% na comparação anual.

By Fred Souza

Veja Também