Dia de Campo Mandioca de Mesa, Comunidade Vila Seca “João Carlos e Vânia” – Farol PR. Cerca de 230 participantes de 24 Municípios do Estado do Paraná marcaram presença no evento.
No encontro, foram apresentadas técnicas de cultivo, sistema de comercialização e avaliação de cozimento e rendimento de 15 cultivares de mandioca de mesa. A iniciativa contou com a realização da Prefeitura Municipal de Farol, IRD-Paraná, SEAB/Governo do Paraná e EMBRAPA, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Farol e Aipim do Campo ADC.
Pesquisadores abordaram temas como fertilidade e correção do solo, adubação da cultura da mandioca, entre outros assuntos. Representantes da Embrapa e do IDR-Paraná estiveram presentes para compartilhar conhecimentos.
A mandioca desempenha um papel fundamental na economia e na sociedade do município. Na safra 2019/2020, foram cultivados 600 hectares, com a participação de 40 famílias e uma produtividade média de 18 toneladas por hectare.
O prefeito de Farol, Oclécio Menezes, destacou o apoio da prefeitura aos agricultores e incentivou a adesão de novos produtores à cultura da mandioca de mesa. O presidente da Câmara, Ivan Tavares, também reforçou o compromisso de apoio aos produtores locais.
A região já conta com uma agroindústria de derivados de mandioca, que gera empregos e abastece diversos mercados. A cadeia produtiva movimenta anualmente cerca de R$ 13 milhões.
Na safra 2021/2022, foi estabelecida uma Unidade de Referência (UR) para introduzir novas cultivares, proporcionando aos produtores uma análise do comportamento de cada material na região. A UR foi fruto de uma parceria entre diferentes entidades.
O Projeto Mandioca Renda, resultado de uma parceria entre IDR-Paraná, prefeitura, indústria e produtores, visa modernizar o sistema produtivo e aumentar a produtividade das lavouras. Diversas práticas e orientações foram adotadas, incluindo o uso de fertilizantes, plantio direto, e a utilização da mandioca na alimentação humana e animal, além do fomento à mecanização do plantio.
