Foz do Iguaçu anuncia retomada de eventos de pequeno porte


Estabelecimentos serão certificados sobre o cumprimento dos protocolos sanitários e devem respeitar o limite de 30% da capacidade Terceiro destino de eventos do Brasil, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu planeja a retomada das atividades, interrompidas desde o início da pandemia do novo coronavírus, há cinco meses.
De imediato, a cidade já liberou os eventos que funcionam no sistema drive-in, formato em que o público pode interagir de dentro de seus automóveis, estacionados em locais apropriados. Entram nessa permissão eventos corporativos, culturais, religiosos, esportivos, festas de aniversários e até casamentos.
A partir do dia 20 de agosto, os espaços de eventos exclusivos e, inclusive, aqueles ligados aos meios de hospedagem, estarão autorizados a realizar eventos de pequeno porte, até 50 pessoas.
Do dia 10 de setembro em diante, estarão autorizados os eventos entre 50 e 150 pessoas. E a partir do dia 1º de outubro, os demais eventos, desde que cumpram rigorosamente os protocolos de segurança sanitária e não ultrapassem o limite de 30% da capacidade de ocupação dos espaços.
A regulamentação dos eventos tipo drive-in consta do decreto nº 28.364, assinado pelo prefeito Chico Brasileiro e publicado no dia 28 de julho no Diário Oficial do Município. E a volta dos demais eventos é regulada pelo decreto n° 28.337, de 22 de julho, que atualiza e consolida os protocolos de segurança sanitária para o retorno de cada uma das atividades. Este último decreto substitui o anterior, nº 28.114, publicado no dia 8 de maio.
Certificação
Uma das condições para a retomada dos eventos é que os responsáveis pelos estabelecimentos e, também, pela organização, devem assinar um termo de responsabilidade sanitária, comprometendo-se a respeitar os protocolos definidos.
Os espaços só estarão autorizados a promover eventos se forem aprovados na visita de inspeção para certificar o cumprimento das medidas. Visita de verificação é feita por uma equipe independente do Sebrae-PR, em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e o Conselho Municipal de Turismo – Comtur. Estabelecimentos que estiverem adequados às normas sanitárias, receberão o Certificado de Responsabilidade Sanitária com o selo de “ambiente protegido”.
Ranking ICCA
Antes da pandemia, Foz do Iguaçu esperava receber este a no mais de 500 eventos. Em 2019, de acordo com o ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), Foz apareceu na terceira posição entre as cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais itinerantes, com mais de três edições.
O retorno da atividade turística à cidade é mais uma ação do Programa Acelera Foz, que tem a coordenação estratégica do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), Itaipu Binacional, PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e Comtur Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

By Fred Souza

Veja Também