Como a tecnologia melhorou o atendimento à saúde dos olhos


Tratamentos estão a disposição de todos “A tecnologia move o mundo”, essa frase de Steve Jobs é uma das preferidas de Hamilton Moreira (CRM 9388 / RQE 2872), diretor do Médicos de Olhos S.A. Reconhecida como uma empresa que oferece tratamentos e soluções inovadoras para a saúde visual, no Médicos de Olhos é possível ter acesso a consultas, exames, cirurgias por meio de um programa chamado Família Mais.
“Quando decidimos montar esta clínica, assumimos o compromisso de oferecer o que existe de melhor no mundo. Todos os nossos médicos são muito atualizados, e o investimento em tecnologia é nosso nome do meio”, conta Moreira. Para ele, sem a tecnologia os médicos da equipe ficariam frustrados, pois não teriam como oferecer a melhor medicina aos seus pacientes. Apesar do alto investimento no que há de mais moderno para a saúde dos olhos, uma das grandes preocupações da Médico de Olhos é adequar os custos para caber no bolso dos pacientes. Por isso, a empresa oferece planos de pagamento em até 36 vezes. “Assumimos com nossos pacientes o compromisso de um tratamento médico moderno com custos adequados. Não há razão para constrangimentos no momento acessar boa medicina”, conta o doutor Hamilton.
Diante de tantas novidades e evolução no setor, o uso de energias não invasivas foi a grande diferença na oftalmologia. São os sistemas de imagem e terapêutica a base de luz, ou Light Assisted Stimulated Emission of Radiation (LASER). A oftalmologia foi a primeira especialidade médica a utilizar este tipo de energia, e atualmente ela é aplicada desde equipamentos diagnósticos até os tratamentos. Hoje há laser para coagular, cortar, ou desintegrar o tecido que precisa ser tratado. Isso colocou o Brasil em pé de igualdade com outros centros muito avançados. “Não perdemos para nenhum país. Tenho boa experiência, pois trabalhei por dois anos nos EUA. E posso afirmar com toda tranquilidade que praticamos uma medicina mais humana, mais preocupada com as pessoas, e temos o mesmo tipo de tecnologia”, conta Moreira.
Tecnologia a favor da saúde dos olhos
Jonathan Campos
Novidades em tecnologia
O atendimento oftalmológico, desde a básica receita de óculos, até os problemas mais complexos, depende diretamente dos avanços tecnológicos. Até a miopia, ou astigmatismo, ou mesmo a presbiopia, problemas relativamente simples, hoje em dia, não são bem atendidos sem o auxílio de equipamentos sofisticados. Dentre os principais destaques estão:
OCT- Tomografia de Coerência Óptica: são vários aparelhos que incorporaram esta tecnologia de imagem. A resolução é capaz de captar desde o filme lacrimal, passando por todas as camadas da córnea, a íris, o ângulo da câmara anterior, o cristalino e a retina e o nervo óptico. O OCT é um dos avanços na detecção precoce do glaucoma.
LenSx: outro aparelho que revolucionou as cirurgias nos últimos 10 anos foi o Femtolaser. Trata-se de um laser com capacidade de corte altamente preciso. Este aparelho transformou a cirurgia de catarata, a área de transplantes de córnea, e a cirurgia refrativa (miopia- astigmatismo- hipermetropia).
Medicamentos antiangiogênicos: são injeções cada vez mais sofisticadas e indolores aplicadas para combater a degeneração da retina.
Lentes intraoculares: capacidade de liberar o paciente de uso de óculos.
Sistemas de imagem: permitem uma precisão sem igual no posicionamento correto das lentes dentro do olho. Um bom exemplo é o Verion.
Prevenção
“A prevenção e diagnóstico de doenças precocemente faz toda a diferença em qualquer área da medicina. Todos os equipamentos que temos visam ao diagnóstico precoce, e segurança, ou seja, diminuição de riscos”, afirma o Dr. Moreira. Isso vale para a diminuição de riscos da doença e nas cirurgias.
Na opinião do médico, a medicina dependerá cada vez mais da tecnologia. “O raciocínio médico continua sendo o principal, no centro de toda a estrutura. Mas o auxílio da tecnologia para o médico poder exercer uma medicina adequada será cada vez mais importante”, finaliza.
Além de acesso aos melhores equipamentos, pacientes podem aderir a um plano popular
Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

By Fred Souza

Veja Também