Cerca de 8 mil perícias médicas agendadas não foram realizadas, diz secretário


Segundo secretário-adjunto de Previdência do Ministério da Economia, INSS irá ligar para segurado que não conseguiu ser atendido para remarcar perícia. Agência do INSS, em Londrina, voltou a ter atendimento com médico perito
Reprodução/RPC
Cerca de 8 mil perícias médias agendadas desde o início da reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não foram realizadas, segundo informou nesta quarta-feira (23) o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Narlon Gutierre Nogueira.
Em entrevista à rádio CBN, o secretário informou ainda que ao INSS ligará para os segurados que não conseguiram ser atendidos para reagendar a perícia médica.
“Temos cerca de 8 mil segurados que serão contatados que não foram atendidos, estavam agendados e não foram atendidos entre os dias 14 e 21. Eles serão contatos pela Central 135 para que seja feito esse reagendamento”, afirmou.
“Hoje estamos iniciando um trabalho que chamamos de contato ativo. A própria Central 135 vai entrar em contato com pessoas que não conseguiram esse atendimento para que haja a remarcação”, acrescentou.
Na véspera, o INSS publicou portaria que também permite a remarcação de perícia médica através do telefone 135 “nos casos de não comparecimento do usuário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento” na data previamente agendada.
Volta gradual
De acordo com Nogueira, o INSS, mais 42 agências estarão com agendamento de perícias aberto a partir desta quarta-feira (23), o que elevará para 190 o total de agências liberadas e aptas para o atendimento.
Nesta terça-feira (22), 351 peritos médicos federais compareceram aos seus postos de trabalho nas agências do INSS, o que representa 72% de toda categoria. Até às 16h, tinham sido realizadas 3.059 perícias presenciais, em 110 agências.
Na última semana, o INSS publicou uma convocação para que os médicos voltassem ao trabalho nas agências consideradas adequadas, sob pena de desconto na remuneração. Eram esperados 486 peritos nesta segunda, mas apenas 149 se apresentaram.
Entenda a queda de braço entre o INSS e os médicos peritos
Atendimento presencial do INSS: entenda os serviços disponíveis, como ser atendido e documentos necessários
Portaria permite que segurados possam reagendar perícias não realizadas no INSS

By Fred Souza

Veja Também