Brasil volta a cobrar das Filipinas retirada de embargo contra importação de carne de frango


Governo brasileiro diz que suspensão é “indevida” e ameaça ir à OMC caso país não apresente justificativas científicas. Em agosto, as Filipinas interromperam as compras depois de uma cidade chinesa alegar que encontrou coronavírus em produto nacional. produção de frango
Reprodução
O Ministério da Agricultura e o Itamaraty voltaram a cobrar nesta sexta-feira (4) que as Filipinas retirem o embargo contra a importação de carne de frango brasileira.
“O governo do Brasil insta o governo das Filipinas a que esse embargo seja retirado imediatamente”, disseram em nota.
A interrupção das compras foi feita em agosto, depois que uma cidade chinesa alegou ter encontrado traços do novo coronavírus em um carregamento de asas de frango produzidas no país.
O governo disse ainda que o embargo do país “não seguiu os princípios nem os ritos necessários e mandatórios” do Artigo 5 do Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (Acordo SPS) da Organização Mundial do Comércio (OMC), o que representaria “clara violação” desse acordo.
“Em função disso, o Brasil tomará as devidas medidas junto à Organização Mundial do Comércio, caso o governo filipino não remova o referido embargo às importações de carne de frango ou não apresente de imediato justificativa científica confiável para a manutenção da restrição”, afirmou, em nota.
Veja abaixo reportagem do Jornal Hoje sobre o embargo:
Filipinas suspendem temporariamente importações da carne de frango do Brasil
Veja mais notícias de agronegócios no Globo Rural

By Fred Souza

Veja Também