Tribunal do Cade vai analisar compra de marcas de margarina e maionese da Bunge pela Seara

Operação havia sido aprovada pelo Cade sem passar pelo tribunal, no início de agosto. Decisão de analisar a compra foi aprovada nesta quarta. O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deverá analisar a compra da operação local de margarinas e maionese da norte-americana Bunge pela Seara, do grupo JBS.
O pedido para que o negócio fosse submetido à análise foi feito pelo conselheiro Luis Henrique Bertolino Braido nesta quarta-feira (26). Segundo Braido, a operação afeta dois mercados relevantes: margarinas e óleo degomado de soja.
Segundo o Cade, com relação ao mercado de margarinas, Braido afirmou ser necessário um exame mais aprofundado das justificativas para aprovação, uma vez que foi verificada a existência de alta concentração, a partir da venda, e de barreiras à entrada de novos concorrentes.
A compra da Bunge pela Seara havia sido aprovada sem passar pelo tribunal. O despacho autorizando a operação foi publicado no último dia 4 no “Diário Oficial da União”.
A JBS disse no final do ano passado que a transação, no valor de R$ 700 milhões, envolveria três unidades fabris em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, além de um portfólio de marcas dos produtos.
O negócio chegou a ser alvo de questionamentos da BRF, que apontou preocupações concorrenciais ao Cade e foi aceita como terceira interessada no processo que avaliava a aquisição.
A transação envolve a aquisição pela Seara das marcas de margarina Cremosy-Soya, Cukin, Delícia, Primor, Suprema, Predileta, Ricca e Gradina, além das maioneses Soya e Salada, segundo informações do Cade.
A compra será relatada pelo conselheiro Sérgio Ravagnani.

By Fred Souza

Veja Também