Sindicatos protestam em Brasília pela derrubada do veto de Bolsonaro à desoneração da folha de empresas


Com o veto, desoneração para empresas de 17 setores da economia termina no fim do ano. Mas deputados e senadores podem rever a decisão do presidente. Representantes de sindicatos protestaram em Brasília pela derrubada do veto à desoneração da folha de pagamentos de empresas
Sofia Corrêa/TV Globo
Representantes de sindicatos de diversas atividades econômicas fizeram um protesto nesta quinta-feira (24) em Brasília pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à desoneração da folha de pagamento de empresas.
Em junho, o Congresso aprovou prorrogar a desoneração, que atinge 17 setores da economia e terminaria no fim do ano. Bolsonaro decidiu vetar esse trecho. O veto deve ser analisado no Congresso na semana que vem. Deputados e senadores têm o poder de derrubar a decisão do presidente.
Os 17 setores estão entre os que mais empregam no país. O fim da desoneração geraria cortes em postos de trabalho num momento em que o desemprego, afetado pela pandemia de Covid-19, subiu 27,6% entre maio e agosto e atinge 12,9 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O protesto dos sindicatos começou na porta do Ministério da Economia e seguiu a pé até o Congresso Nacional.
Um dos participantes, Marcos Milanez, diretor do sindicato de telecomunicações de São Paulo, disse que a prorrogação da desoneração é fundamental para a manutenção de empregos.
“Uma vez que eu vou manter os empregos, eu também vou ter mais renda, vou movimentar mais dinheiro na alimentação, na saúde, na nossa vida social, então tudo isso vai retomar o crescimento do país em termos de impostos”, afirmou.
Ana Flor: Governo passará a apoiar a desoneração, mas quer em troca novo imposto

By Fred Souza

Veja Também