Empresa se destaca em painel sobre agricultura familiar e vulnerabilidade climática
A Itaipu Binacional foi um dos destaques do painel que abordou desafios e oportunidades para os produtores rurais durante a COP30, em Belém do Pará. Representada pelo gerente da Divisão de Ação Ambiental, Ronaldo Juliano Pavlak, a empresa apresentou suas iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar, agroecologia, assistência técnica e extensão rural, e agroindústria familiar.
O evento contou com a participação de outras entidades como Banco do Brasil, Contag e Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com o objetivo de promover um debate sobre estratégias para identificar e apoiar territórios prioritários vulneráveis ao clima. Os temas abordados incluíram financiamento rural, assistência técnica, gestão territorial e cooperação entre diferentes setores.
Pavlak destacou as ações da Itaipu em parceria com produtores rurais, focando no desenvolvimento socioeconômico sustentável e na proteção do meio ambiente. A empresa busca gerar renda e incentivar práticas sustentáveis, como a redução do uso de água no plantio de hortaliças.
A iniciativa da Itaipu foi elogiada pela secretária executiva do MDA, Fernanda Machiavelli, que ressaltou a importância de ações que conciliem desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Outros representantes também abordaram a necessidade de apoio à juventude e às mulheres no campo, garantindo acesso a recursos financeiros e capacitação.
No contexto de acesso ao crédito, Gilson Bittencourt enfatizou a importância de transformar informações em projetos viáveis para as famílias rurais. Em parceria com instituições e universidades, a Itaipu atua para facilitar o acesso a recursos e garantir sua utilização adequada.
O post Itaipu apresenta ações para agricultura familiar em painel da COP30 apareceu primeiro em Correio do Litoral.
