Você já pensou numa criptomoeda que pudesse substituir e que fosse melhor que a famosa Bitcoin? Pois foi exatamente isso que foi proposto em 2014. O projeto denominado Zerocash ou como é popularmente conhecido ZCash, tinha o intuito de melhorar a segurança entre transações que ocorreriam de forma anônima e com um custo em bytes, assim como o tempo para o processamento de transações diminuídos significativamente.

Permitindo maior anonimato por parte de investidores, o projeto ZCash surge no mercado como uma alternativa diferenciada no universo das criptomoedas, que oferece aos seu cliente maior privacidade e segurança. Mas, apesar de suas inúmeras vantagens, ainda são poucas as empresas voltadas para o mercado financeiro de criptomoedas, como é o exemplo da E-Price Capital, que possuem a ZCash disponíveis em sua plataforma online.

Dono de uma mente inovadora e empreendedora, o CEO e fundador da E-Price Capital, Pablo Henrique Borges, buscou desenvolver uma empresa dentro do mundo financeiro que oferecesse a seus clientes mais opções de criptomoedas. Pablo Henrique Borges, funda a E-Price Capital com uma missão: estreitar laços entre aqueles que desejam comprar e aqueles que desejam vender criptomoedas de diversos tipos, entre eles, a ZCash.

A ZCash, utilizando-se de uma tecnologia conhecida como zero kwonledge proof (ZKP), em português prova de conhecimento zero, o projeto por trás da moeda virtual permite, através do ZKP que uma parte da negociação consiga provar para a outra que sua declaração é verdadeira, sem que seja necessária qualquer outra coisa além de sua declaração.

A princípio a tecnologia ZKP pode parecer muito complexa, entretanto existe uma história conhecida e de exemplo abstrato que apresenta de forma simples e clara o processo tecnológico da prova de conhecimento zero:

Nesta história temos dois personagens, Alice (provadora da declaração) e Diego (verificador da declaração). No conto Alice descobriu a palavra secreta que abre uma porta magica dentro de uma caverna de formato circular, onde há uma entrada por um lado e a porta magica bloqueia o lado oposto. Diego irá pagar a Alice pela palavra secreta, mas não antes de ter certeza que ela sabe a palavra. Por sua vez, Alice diz que não revelará a palavra até ser paga.

Para resolver este impasse, Diego e Alice classificam os caminhos da caverna em A e B. Enquanto Diego espera do lado de fora, Alice escolhe um caminho aleatório. Diego então entra na caverna e ordena para que a menina saia pelo lado A ou B, o que será obedecido se a menina realmente souber a palavra secreta. Como Diego não sabe por qual lado Alice entrou na caverna ele deve repetir o teste até ficar satisfeito com as provas dadas por Alice.

É possível dizer que é graças a esta inovação tecnológica conhecida por “Prova de conhecimento zero” ou ZKP que o ZCash é conhecido por sua máxima segurança, que rendeu a este projeto um aumento de transações que de início correspondiam a menos de 4% da rede para 14% no ano de 2017, o que leva acreditar que num futuro próximo o ZCash sofrerá um aumento de preço que consequentemente, levará a um crescente aumento de compras desta criptomoeda através de exchanges brasileiras como a E-Price Capital  fundada em 2015 pelo CEO Pablo Henrique Borges, que oferece aos seus clientes investidores a oportunidade de comprar e vender criptomoedas que vão desde a tradicional Bitcoin até criptomoedas ainda em fase de crescimento como a ZCash.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here