Veja a programação do rodízio no abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana até quarta-feira (19)


Com mudanças no rodízio a partir de sexta-feira (14), população ficará um dia e meio sem água e um dia e meio com água; Sanepar disse que alteração ocorreu devido a forte estiagem. Com mudanças no rodízio a partir de sexta-feira (14), população de Curitiba e Região ficará um dia e meio sem água e um dia e meio com água
Agência Brasil
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou, nesta quarta-feira (11) o cronograma no rodízio no abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana até a próxima quarta-feira (19).
A tabela considera, a partir de sexta-feira (14), a mudança no funcionamento do rodízio. Segundo a Sanepar, em novo modelo de cronograma, haverá redução do intervalo entre a suspensão e a retomada do abastecimento.
Confira mais sobre o novo modelo
Com a mudança, a população ficará um dia e meio sem água (24 horas sem e 12 horas para recuperação) e um dia e meio com água (36 horas). Segundo a companhia, 1,2 milhão de pessoas serão atingidas com a nova tabela.
Veja a programação do rodízio por bairro e cidade.
Além da tabela acima, a Sanepar também informa o cronograma por um mapa, no qual o usuário pode digitar o endereço e conferir as informações. Acesse o mapa.
Estão incluídos no rodízio de abastecimento bairros de Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Colombo, Araucária, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campo Largo, Campo Magro, Quatro Barras, Tijucas do Sul e Campina Grande do Sul.
População ficará um dia e meio sem água (24 horas sem e 12 horas para recuperação) e um dia e meio com água (36 horas)
Reprodução/RPC
Recomendações de consumo
A Sanepar alerta a população para o uso racional e econômico da água, com a adoção de novos hábitos que priorizem a alimentação e higiene pessoal. Veja abaixo:
Evite lavar carros, calçadas e quintais;
Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar;
A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças;
A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada;
Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo;
Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta;
Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
Segundo a Sanepar, residências que têm caixa-d’água de pelo menos 500 litros conseguem ficar abastecidas durante o período de 24 horas.
Reservatórios de água que abastecem Curitiba e Região apresentam baixa após longo período de estiagem
Arquivo/RPC
Emergência hídrica
Em maio, diante da longa estiagem que atingiu a capital e a Região Metropolitana, sem previsão de volume de chuva suficiente para a normalização, a Sanepar disse que o rodízio deve ser mantido até o fim de setembro.
Estiagem no Paraná compromete sistema de abastecimento de água; FOTOS
Paraná decreta situação de emergência hídrica
O sistema de rodízio no abastecimento começou em 14 de março, após uma estiagem severa em várias regiões do Paraná, e foi ampliado para mais regiões.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também