Trabalhadores do transporte público de Foz do Iguaçu paralisam serviços


Funcionários pedem pagamento de salários atrasados e renovação do acordo. Prefeitura afirma que antecipou compra de vales-refeição para que consórcio tivesse tempo de organizar caixa. Trabalhadores paralisaram o transporte público de Foz do Iguaçu
RPC Foz do Iguaçu
Funcionários do transporte público de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, entraram em greve e paralisaram os serviços de transporte na cidade, na manhã desta terça-feira (8).
A paralisação aconteceu a partir das 8h, conforme os ônibus passavam pelo Terminal de Transporte Urbano (TTU). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sitrofi), a paralisação é total.
Os trabalhadores cobram salários atrasados desde junho, pedem a recontratação de trabalhadores demitidos ao longo da pandemia e reivindicam a renovação do acordo coletivo de trabalho, que foi encerrado em maio.
O G1 tenta contato com o Consórcio Sorriso, composto pelas três empresas que operam o transporte público na cidade.
O Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) informou que “sempre esteve à disposição para ouvir o Consórcio Sorriso sobre eventuais dificuldades financeiras decorrentes da pandemia do coronavírus” e que não deve valor nenhum à concessionária, composta por três empresas.
O Foztrans informou também que a prefeitura realizou a compra antecipada de R$ 376 mil em vales transportes, “visando possibilitar que o Consórcio organizasse seu fluxo de caixa, para garantir o pagamento de salários e verbas trabalhistas”.
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

By Fred Souza

Veja Também