Protesto é realizado na manhã desta terça-feira (20); taxistas exigem que cadastro dos motoristas particulares seja feito também pela prefeitura e não somente pelas plataformas de aplicativo.

Protesto reuniu dezenas de taxistas em Curitiba  — Foto: Rafael Helias/RPC
Protesto reuniu dezenas de taxistas em Curitiba — Foto: Rafael Helias/RPC

Dezenas de taxistas fazem um protesto na manhã desta terça-feira (20), em Curitiba, e exigem que o cadastro dos motoristas que atuam por aplicativo seja feito pela prefeitura e não somente pelas plataformas de cada empresa.

O grupo também exige que haja mais fiscalização por parte da administração municipal com relação ao transporte por aplicativo.

Os taxistas se reuniram na Linha Verde por volta das 9h e depois seguiram em carreata em direção ao Centro Cívico, na Praça Nossa Senhora de Salete, onde se manifestam com faixas, cartazes e um carro de som.

Por causa do protesto, há lentidão nas ruas da região.

Atualmente, segundo o Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná (Sinditáxi), 2,7 mil taxistas atuam na capital e mais de trinta mil motoristas estão cadastrados em plataformas de aplicativo.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Curitiba disse que empresas e motoristas de aplicativo são obrigados a cumprir uma série de regras que visam garantir a qualidade e a segurança do serviço. Veja a íntegra da nota abaixo:

“A regulamentação do transporte compartilhado por aplicativos foi feita em Curitiba em 2017, antes mesmo da legislação federal do tema. Empresas e motoristas são obrigados a cumprir uma série de regras que visam garantir a qualidade e a segurança do serviço, como cadastramento de veículos e motoristas, apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais, entre outras”, diz trecho da nota.

A prefeitura também disse que a Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.) estuda novas alterações, com vistas ao aprimoramento contínuo da regulação e fiscalização do setor, e que o município também mantém diálogo aberto com os taxistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here