Tartarugas resgatadas debilitadas são soltas no mar após tratamento, em Pontal do Paraná; FOTOS


Um dos animais é uma tartaruga-cabeçuda de coloração incomum que foi encontrada no litoral paranaense. Ela passou por três meses de cuidados até ser devolvida ao mar. Quatro tartarugas foram devolvidas ao mar na manhã desta segunda-feira (10), em Pontal do Paraná
Divulgação/UFPR
Quatro tartarugas que foram resgatadas debilitadas no litoral do Paraná foram soltas no mar de Pontal do Paraná na manhã desta segunda-feira (10).
Elas foram devolvidas ao mar após passarem por um período de tratamento no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CReD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Foram soltas três tartarugas-verde e uma tartaruga-cabeçuda.
Cerca de 60 tartarugas passaram pelo centro de recuperação do litoral do Paraná
Divulgação/UFPR
Coloração incomum
A tartaruga-cabeçuda, inclusive, chamou a atenção dos pesquisadores do centro.
Quando foi resgatada em maio, os cientistas notaram que ela tinha uma cor diferente das tartarugas da mesma espécie. “Era um animal de uma coloração extremamente atípica, muito mais clara do que estávamos acostumados”, afirmou a médica veterinária Carolina Jorge.
Tartaruga-cabeçuda é devolvida ao mar após três meses de tratamento, em Pontal do Paraná
Divulgação/UFPR
Após análises, os pesquisadores verificavam que se tratava de uma espécie híbrida, com cor e peso de diferentes espécies.
Na fase de tratamento, os pesquisadores limparam o casco, fizeram exames e restabeleceram a hidratação, entre outros cuidados.
De acordo com o CReD, cerca de 60 tartarugas passaram pelo centro de janeiro a agosto de 2020.
Tartaruga é alimentada no centro da UFPR, em Pontal do Paraná
Reprodução/Youtube
Veja mais notícias no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também