Semana promete chuvas intensas e declínio de temperatura no RS

Na metade sul do estado, o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia é de um declínio maior que 5ºC até terça-feira (25).

Na última semana do mês de junho, o Rio Grande do Sul deve enfrentar uma série de eventos climáticos que incluem chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo, segundo avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Na segunda-feira (24), o sistema de tempestades continua se deslocando pela costa da região, intensificando a chuva nas regiões noroeste, norte e serra, de acordo com dados da Climatempo. A previsão é de temporais e chuva volumosa, com risco de transtornos significativos.

Ao mesmo tempo, as áreas da fronteira oeste, campanha e sul do estado devem ter o retorno do sol, apesar da variação de nuvens.

Declínio de temperatura

O INMET alerta sobre o declínio de temperatura em todo o estado até terça-feira (25). Na metade norte do RS, o declínio deve ser entre 3ºC e 5ºC. Já na metade sul, o aviso é de um declínio maior que 5ºC.

Para a semana
Segundo a Climatempo, na terça-feira (25), a campanha gaúcha pode começar com geada e temperaturas em torno de 4 °C em Bagé. Nas Missões, há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora. No norte do estado, o risco de temporais diminui, com possibilidade apenas de garoa ao longo do dia.

Já na quarta-feira (26), forma-se uma nova área de baixa pressão próxima à costa, associada a uma frente fria, trazendo chuva para grande parte do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (27) deve acontecer uma queda significativa nas temperaturas no estado gaúcho com o afastamento da frente fria em direção ao sudeste, quando uma nova massa de ar frio de origem polar ingressa sobre o sul do Brasil.

 

By Fred Souza

Veja Também