Recuperada de dois infartos e tratando câncer, idosa de 107 anos comemora cura da Covid-19: ‘Estou viva, graças a Deus’


Maria Sirina da Silva mora em Marumbi, no norte do Paraná, e foi contaminada pelo novo coronavírus junto com mais sete familiares. Recuperada de dois infartos e tratando câncer, idosa de 107 anos comemora cura da Covid-19
Recuperada da Covid-19, a centenária Maria Sirina da Silva, moradora de Marumbi, no norte do Paraná, agradece aos médicos, enfermeiras, filhos e netas pelos cuidados que recebeu durante o período de isolamento. “Estou viva, graças a Deus. Fui muito bem cuidada”, disse.
Maria Sirina tem 107 anos e pode ser considerada uma guerreira. Ela trata um câncer na virilha há seis anos e, há um ano e meio, sofreu dois infartos em um período de 15 dias.
Desde o início da pandemia, ela e os familiares têm seguido as recomendações para evitar o contágio, mas uma das netas foi infectada e logo depois mais sete integrantes da família testaram positivo para a doença.
O município de Marumbi tem 4.603 habitantes e, desde o início da pandemia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, registra 52 casos de Covid-19 e duas mortes provocadas pela doença.
As oito pessoas da família, inclusive a dona Maria Sirina, cumpriram o período de isolamento recomendado.
“Depois que a minha mãe foi diagnosticada com a Covid-19, decidimos fazer o exame na minha vó porque as duas moram juntas. Ela estava com sintomas leves, teve apenas vômito, não teve febre ou outro sintoma pior. O diagnóstico deu positivo e, de forma incrível, ela se recuperou muito bem. Está melhor do que a minha mãe”, contou a neta Tuquinha dos Santos.
Maria Sirina tem 107 anos e está recuperada da Covid-19
Arquivo familiar
A quarentena terminou na quarta-feira (16) e a centenária já sabe como vai comemorar mais essa vitória.
“Foi difícil passar pelo corona. Refrigerante eu bebo, mas não gosto. Vamos beber, se Deus quiser, umas duas cervejas”, disse Maria Sirina em um vídeo grava por uma das netas.
A neta mais velha de dona Maria Sirina diz que a avó se recuperou porque tem paixão pela vida.
“Ela disse esses dias que quer viver muito ainda, que tem os filhos para cuidar. Mesmo pela idade, ela vai completar 108 no mês que vem, a minha vó é uma pessoa lúcida e muito alegre”, concluiu Tuquinha dos Santos.
Dona Maria Sirina, de 107 anos, com a filha e as netas
Arquivo familiar
Veja mais notícias da região no G1 Norte e Noroeste.

By Fred Souza

Veja Também