Ranking aponta que Paraná e Curitiba têm nível ótimo de transparência no combate à Covid-19


Mesmo assim, o governo estadual aparece na 13ª posição entre os estados, enquanto Curitiba está em 19º lugar entre as capitais, segundo levantamento sobre as contratações emergenciais divulgado pela Transparência Internacional nesta terça (1º). Governo do Paraná aparece na 13ª posição entre os estados, com 89 pontos, no ranking da Transparência Internacional
Reprodução/Governo do Paraná
O Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba têm nível ótimo de transparência nas contratações emergenciais no combate à Covid-19, de acordo com ranking divulgado nesta terça-feira (1º) pela Transparência Internacional. Confira as tabelas abaixo.
Mesmo assim, o governo estadual aparece na 13ª posição entre os estados, com 89 pontos, enquanto Curitiba está em 19º lugar entre as capitais, com 83 pontos, segundo o levantamento. A pontuação máxima é 100 – e vai de péssimo a ótimo, que indica alto grau de transparência.
COVID-19: Paraná ultrapassa 130 mil casos e tem 3.251 mortes
Transparência no combate à Covid-19 nos estados
Esta é a quarta edição do ranking, que teve a primeira divulgação em maio. Porém, conforme a Transparência Internacional, a comparação com as edições anteriores ficou inviabilizada por causa de uma mudança de metodologia.
A partir deste mês, a avaliação tem critérios mais rígidos para contratações emergenciais voltadas ao combate da crise de saúde e passar a medir o nível de transparência dos programas de estímulo econômico, das doações recebidas e das medidas de proteção social.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
DECRETOS: Veja o que pode abrir e o que deve fechar nas principais cidades
BEM AQUI: RPC tem plataforma com estabelecimentos e serviços que estão atendendo
Apesar dos critérios mais rígidos, tanto o governo estadual quanto a prefeitura melhoraram a nota final em relação à pesquisa anterior. O estado passou de 87,3 pontos para 89, subindo uma posição. Já a administração da capital, saiu de 82,2 pontos para 83, caindo duas posições.
Transparência no combate à Covid-19 nas capitais
Nas quatro avaliações, o Paraná teve nível ótimo. Curitiba saiu de ruim para bom e chegou ao nível atual na terceira edição. A maioria dos estados e capitais têm notas que garantem avaliação ótima. A média de estados e municípios é de 84 pontos.
“Bilhões de reais em recursos públicos estão sendo gastos. Compreender claramente os critérios que balizaram as medidas de estímulo econômico e proteção social, assim como sua efetividade e impacto financeiro, é essencial para prevenir a corrupção e detectar eventuais irregularidades rapidamente”, afirma Maria Dominguez, pesquisadora da Transparência Internacional no Brasil.
Projeto de lei sobre transparência em contratos emergenciais na pandemia tramita há quase 4 meses na Assembleia Legislativa do Paraná
Governo federal
De acordo com a Transparência Internacional, o governo federal somou 71 pontos, atingindo um nível de transparência classificado como bom, ficando atrás de de 21 capitais e 21 estados.
Para a entidade, isso “evidencia graves deficiências, especialmente no que se refere à divulgação de documentos básicos para que se monitorem as contratações, como os termos de referência, contratos e notas de empenho, e à publicação de informações sistematizadas e agregadas sobre os impactos das medidas bilionárias adotadas para estimular a economia brasileira e fornecer proteção social a quem mais precisa”.
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também