Programa incentiva consumo de produtos produzidos dentro do Estado


“Feito no Paraná” tem a intenção de mostrar à população as vocações produtivas regionais para estimular a economia e a geração de renda O Paraná é um dos Estados mais ricos do Brasil, com grande destaque na indústria, na geração de renda em serviços e turismo e um dos maiores produtores de grãos do país. Em seu território de quase 200 mil quilômetros quadrados e com todos os seus 399 municípios, tem uma produção riquíssima em diversos segmentos, que vem das indústrias e das pequenas e médias empresas, assim como dos produtores rurais. Ele ocupa a quinta colocação em riqueza, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Toda essa produção pode ser vista de leste a oeste, de norte a sul, desde as importantes fabricantes de louças e porcelanas da Região Metropolitana de Curitiba, passando pelo polo de tecnologia da informação nos Campos Gerais, pela diversidade de empresas de confecções, madeira, móveis e alumínio no Sudoeste, por exemplo. Ou, ainda, pelo grupo de produtores de mandioca e derivados de Paranavaí e pelo produtor do maior número de bonés feitos no Brasil, que está em Apucarana. Sem esquecer das cooperativas agropecuárias, que industrializam uma variedade de itens que chegam diariamente à mesa da população.
Que tal, então, valorizar e comprar mercadorias desses produtores paranaenses e usufruir de todas as suas vantagens? Assim, é possível contribuir diretamente com o crescimento da economia do Estado. Como destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior, exemplos de produtos paranaenses com qualidade reconhecida dentro e fora do Estado não faltam. “Ao prestigiar as nossas empresas, ajudamos na criação e manutenção dos empregos.”
Esse é um dos objetivos do programa Feito no Paraná, elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL), que visa reduzir os impactos econômicos negativos causados pela pandemia do novo coronavírus em diversos segmentos. O projeto busca estimular a economia e a geração de renda, explica o secretário Valdemar Bernardo Jorge. “Queremos mostrar à população as vocações produtivas regionais, destacar a qualidade do que é feito perto de casa e, como consequência, impulsionar o desenvolvimento de empresas”, diz.
Na avaliação do secretário, com o aumento do consumo de produtos paranaenses, a recuperação das vendas e dos empregos será mais rápida. “A decisão de compra é sempre do consumidor. Se a pessoa estiver no mercado e optar por produtos paranaenses vai ajudar a garantir o trabalho dos que moram aqui. Se for até uma loja e escolher uma roupa com etiqueta de empresa instalada no Estado, vai estimular a economia local e todos saem ganhando.”
É fundamental que o cidadão conheça o que está sendo feito no Estado e a qualidade desses produtos. Por isso, o programa Feito no Paraná contribui para que os produtos produzidos no Estado ganhem destaque, inclusive, nacionalmente. “Muitas vezes deixamos de consumir algo que é feito em municípios vizinhos por simplesmente desconhecer a existência deles ou por não saber o valor agregado que esses produtos carregam”, aponta o coordenador de Integração Econômica da Secretaria do Planejamento, Marcelo Percicotti.
Quem faz o Paraná crescer
Tendo como base as vocações produtivas locais, o Governo do Paraná trará, como parte do programa, campanhas que apresentarão aos paranaenses os produtos feitos aqui mesmo no Estado. O conteúdo tem o intuito de valorizar histórias de “quem faz o Paraná crescer”. Nestes tempos de pandemia e atenção redobrada com os cuidados com a higiene, também incentivará a compra segura, restabelecendo a confiança do consumidor, por meio de protocolos sanitários da Secretaria de Estado da Saúde, ao fomentar novos hábitos de venda e de consumo.
E, para fortalecer o modelo do Feito no Paraná, o Governo do Estado tem promovido reuniões com um grupo técnico de trabalho, formado por representantes de entidades representativas e de classe, em diversos segmentos, entre os quais comércio, indústria e agronegócio, para auxiliar no programa.
Projeto na mídia
O programa Feito no Paraná tem destaque na mídia, por meio de campanhas nos meios de comunicação e o site do Governo do Estado. Desde o início de setembro, uma série de reportagens produzidas pelas equipes de profissionais da Agência Estadual de Notícias apresenta os polos produtivos do Estado. Elas estão percorrendo o Paraná em busca das diferentes especialidades produtivas paranaenses para apresentar à população como estão inseridas no mercado e como ajudam a potencializar o crescimento das regiões onde estão.
Como participar do programa Feito no Paraná
Os consumidores e aqueles que desejam ampliar seu negócio podem conferir toda a atuação por meio do site. A página reúne informações do que é Feito no Paraná e, neste mesmo ambiente, as empresas com CNPJ e produção no Estado podem cadastrar seus sites e contatos. As vendas online também são estimuladas.
De olho na etiqueta
Incentivar todas as atividades do Paraná, que são tão importantes para todos os que vivem no Estado, é fundamental e todo mundo pode contribuir. Uma ação prática é olhar as embalagens e as etiquetas dos produtos para verificar se são produzidos no Paraná. Se forem, você já sabe que está levando algo que vai fazer a diferença para todos os que vivem nos 399 municípios paranaenses.
Acesse o site e saiba mais.

By Fred Souza

Veja Também