Por que falar de posicionamento de marca enquanto vivemos a crise de Covid-19


Posicionamento de marca deve ser pensado o tempo todo. Os especialistas da W.Godoy trazem insights de como as marcas devem proceder durante a pandemia. Posicionamento de marca é isso mesmo que o nome diz: a posição que uma marca ocupa no imaginário do seu segmento de mercado e na mente do seu público alvo.
Todo segmento de mercado tem um pódio onde ficam as melhores marcas. No público alvo, no entanto, há quem compra somente das marcas do pódio, e quem reconhece o pódio, mas compra de outras por serem mais acessíveis em preço ou comunicação. Por isso as estratégias de marketing para posicionamento de marca devem considerar todas as oportunidades de diálogo com seu público. Isso significa ir além de elevar vendas. Neste momento, sobretudo, o relacionamento com o público pesa mais.
Como trabalhar o posicionamento de marca
A W.Godoy, agência de comunicação estratégica, trabalha com posicionamento e reposicionamento de marcas alinhando uma série de estratégias de marketing e branding.
São processos contínuos – nunca acabam enquanto a marca existir – que envolvem capacidades técnicas e capacidades subjetivas. “Exatamente o que chamamos de inteligência criativa, que é o que entregamos às marcas que nos procuram em busca de posicionamento”, declara Wanderley Godoy, diretor de criação e co-fundador da W.Godoy.
Posicionamento de marca na era da Covid-19
Getty Images
O que é inteligência criativa
A inteligência criativa dá origem a projetos que envolvem análise das estatísticas e métricas do mercado e caracterização de pontos de contato entre marca e público que seja capaz de criar larga consciência sobre a existência das marcas e forte identificação.
Inteligência criativa foi o que guiou estudos como o da Kantar, empresa de pesquisa de mercado, que revelou que 77% dos consumidores esperam que as marcas ajudem o público na adaptação à nova vida durante a pandemia. Por isso posicionamento de marca na crise de Covid-19, se bem trabalhado, não é autopromoção, mas sim uma grande oportunidade de ajudar, informar e entreter as pessoas num momento difícil.
Posicionar bem a sua marca durante a pandemia não é autopromoção e sim uma oportunidade de melhorar a vida do seu público alvo.
Getty Images
O Máscaras pela Vida é um exemplo de ação solidária que informa as pessoas e auxilia quem pode ter uma renda extra com a confecção de máscaras. Foi de imensa ajuda, principalmente, no início da difusão dessa proteção, teve largo alcance e partiu do dr. Igor Chiminacio, médico ginecologista da Clínica Chiminacio, em Pato Branco, PR, contando com a colaboração da W.Godoy.
Posicionamento de marca, portanto, não é apenas uma estratégia para vender mais, é uma forma de dizer ao público que sua marca existe para ajudá-lo.
Quer saber como usar a inteligência criativa para melhorar o seu posicionamento de marca? Conheça a W.Godoy.

By Fred Souza

Veja Também