Polícia Civil encontrou três grandes balões: um de quatro metros, outro de cinco e um de 15 metros. Polícia descobre fábrica de balões na Região Metropolitana de Curitiba
Uma fábrica de balões proibidos foi descoberta pela Polícia Civil em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na noite de quinta-feira (11). Duas pessoas foram presas em flagrante.
Os presos são dois rapazes de 27 e 28 anos. Com eles, a Polícia Civil encontrou três grandes balões: um de quatro metros, outro de cinco e um de 15 metros.
Enfeites e buchas de parafina – que queimam quando os balões estão voando – um maçarico e outros acessórios também foram apreendidos.
Polícia Civil descobriu fábrica de balões proibidos na Região de Curitiba
Polícia Civil/Divulgação
Tudo isso estava nos fundos de uma casa, onde funcionava a fábrica clandestina, a cinco quilômetros do Aeroporto Afonso Pena.
Segundo os investigadores, os dois jovens já têm passagem na polícia por pichação. Eles estavam produzindo e armazenando os balões.
“Tem balão pronto e balão que estava sendo feito. Tem um balão de 15 metros que seria usado em um evento em Tunas do Paraná [na Região Metropolitana de Curitiba]. Esse evento teria sido cancelado por causa da pandemia. A gente tem aqui materializada toda a delitiva de que essas pessoas utilizavam dessa atividade criminosa para obter vantagem econômica. É crime soltar e fabricar balão”, afirmou o delegado Matheus Laiola.
Os dois suspeitos estão detidos na capital paranaense. Um deles não tem direito à fiança porque, com ele, foi encontrada uma placa de trânsito furtada em São José dos Pinhais. A fiança do outro jovem foi estipulada em 30 salários mínimos.
Fábrica de balões funcionava em São José dos Pinhais
Polícia Civil/Divulgação
Os balões vão ser destruídos. A Polícia Civil deve terminar esse inquérito em dez dias, e os dois presos devem ser indiciados pelo crime de fabricação de balões, que dá pena de um a três anos de prisão e multa.
Além de crime, lançar balões é um grande perigo para residências, rede elétrica, aviação e para o meio ambiente – principalmente em meio à severa estiagem que atinge o Paraná que tem deixado a vegetação bastante seca.
Estiagem aumenta risco de incêndios
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.
Polícia descobre fábrica de balões proibidos na Região de Curitiba e prende 2 jovens em flagrante
