PIB do Japão sofre queda histórica no segundo trimestre


Queda foi de 7,8% na comparação dos meses de abril, maio e junho deste ano com o trimestre anterior. Homem lê jornal em uma rua de Tóquio, no Japão
Charly Triballeau / AFP
O PIB do Japão caiu 7,8% na comparação do segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho) com o trimestre anterior (janeiro, fevereiro e março) devido ao impacto da pandemia da Covid-19. É o pior resultado para o período, considerando os dados disponíveis na série histórica, desde 1980. As informações são da AFP.
A contração de 7,8% no segundo trimestre foi a terceira queda seguida, segundo dados preliminares divulgados na noite deste domingo pelo governo japonês (segunda-feira no fuso horário local).
A queda é registrada após reduções no PIB no primeiro trimestre (-0,6%) e nos últimos três meses de 2019 (-1,9%), que levaram à recessão a terceira maior economia do mundo.
A sigla PIB se refere a Produto Interno Bruto e é uma medida do valor dos bens e serviços que o país produz num período de tempo (atividade econômica).
O objetivo é medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região. Quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo.

By Fred Souza

Veja Também