Paraná é o 2º estado com mais mortes de ciclistas, diz associação


Além disso, o Paraná é o 3º estado em quantidade de ciclistas atropelados. 845 mortes de ciclistas de janeiro a agosto no Paraná
O Paraná é o 2º estado com mais mortes de ciclistas, de acordo com a pesquisa feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Além disso, o Paraná é o 3º estado em quantidade de ciclistas atropelados.
Entre janeiro e agosto de 2020, 845 ciclistas morreram no estado. Também foram registradas 892 internações nesse mesmo período de ciclistas no Sistema Único de Saúde (SUS).
O comerciante Rafael Galdino Freitas de Londrina, no norte do Paraná, sofreu dois acidente, com bicicleta, em menos de um ano.
“Os motoristas não respeitam. Eles andam em alta velocidade, passam muito perto da gente, tiram fina”, afirmou Rafael.
Números da Abramet chamam a atenção, principalmente para quem já cobra por melhorias na mobilidade das cidades
Reprodução/RPC
Prefeitura quer dobrar a estrutura de ciclovias até 2025 em Curitiba
Alerta
Esses números da Abramet chamam a atenção, principalmente para quem já cobra por melhorias na mobilidade das cidades.
Para o coordenador da Associação de Transporte Ativo de Londrina, Luiz Afonso Giglio, é preciso investimento em infraestrutura para reduzir esses índices.
“Os galhos no meio do caminho do ciclista, a falta de sinalização, pintura, manutenção… Precisa desse cuidado e precisa a ampliação do sistema”, disse Luiz Afonso.
Luiz Afonso alertou para a importância de o ciclista escolher uma rota segura, como as ciclovias. “Onde não tiver ciclovia, usar ruas com o trânsito mais lento e manter um contato visual com os motoristas e os carros”, orientou.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também