Paraná deve fechar safra de grãos com 40,8 milhões de toneladas colhidas, diz Deral


Volume de 2019/2020 é 13% superior à colheita de 2018/2019. Próxima safra, no entanto, pode sofrer com estiagem, segundo departamento. Produção de soja foi responsável por metade da safra do Paraná em 2019/2020
Jaelson Lucas/AEN
O Paraná deve fechar a safra de grãos de 2019/2020 com 40,8 milhões de toneladas colhidas, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab).
O volume colhido representa um aumento de 13% em relação à safra anterior, em que a produção paranaense foi de 36 milhões de toneladas. As informações são do boletim divulgado pelo departamento na sexta-feira (25).
A soja foi responsável por metade do resultado, com 20,6 milhões de toneladas colhidas, e um aumento de 28% em relação à produção do ano anteior.
Foram ainda produzidos mais de 15 milhões de toneladas de milho.
Para finalizar a safra, os produtores do estado ainda precisam colher metade da área que foi plantada com trigo, que deve ultrapassar 3 milhões de toneladas, e toda a produção de cevada, estimada em 289 toneladas.
Safra 2020/2021
Para o próximo ciclo, parte da safra de milho, batata e feijão já foram plantadas.
No entanto, com a estiagem na região, produtores devem retardar o plantio da soja no estado, segundo o Deral, enquanto as chuvas não retornarem com mais intensidade na região.
De acordo com o Deral, considerando a média dos últimos três anos, a essa época do ano os produtores já teriam plantado cerca de 8% de toda a área prevista para a safra de verão da soja. Neste ano, no entanto, o grão ainda não foi plantado pelos produtores do estado.
Por enquanto, a previsão da safra de verão é de 24,3 milhões de toneladas, o que representa 1% de queda em relação à safra de verão anterior.
Veja mais vídeos do Caminhos do Campo
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná

By Fred Souza

Veja Também