Paraná cria comitê para coordenar parcerias com Rússia e China no desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus


Criação do comitê foi feita em decreto, assinado pelo governador, nesta segunda-feira (17); segundo o governo, objetivo é coordenar ações de pesquisa, testagem, fabricação e distribuição. Teste de vacina contra a Covid-19 no Paraná começou a ser aplicado em profissionais da saúde voluntários
Reprodução/RPC
O Governo do Paraná decretou, nesta segunda-feira (17), a criação de um comitê para coordenar as atividades relacionadas a parcerias para o desenvolvimento de vacina contra o novo coronavírus.
O Comitê Técnico Interinstitucional de Cooperação para Pesquisa, Desenvolvimento, Testagem, Fabricação e Distribuição de Vacina contra Sars-CoV-2 deve discutir as ações envolvendo as parcerias firmadas com Rússia e China, além de buscar outras pesquisas em desenvolvimento.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
BEM AQUI: RPC tem plataforma com estabelecimentos e serviços que estão atendendo
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou em boletim que o estado chegou a 105.184 casos confirmados do novo coronavírus e 2.704 mortes pela Covid-19.
Parcerias
Na quarta-feira (12), o Governo do Paraná e a Rússia assinaram um documento para o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus Sputnik V.
A estimativa, segundo o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado, é de que a produção das deses pode ter início a partir do segundo semestre de 2021.
O instituto destaca que tudo vai depender dos trâmites legais até o processo de registro e aprovação. O governo do estado informou que não descarta a possibilidade de importar a vacina russa e não produzi-la, caso a eficácia não seja comprovada.
Presidente do Tecpar afirma que produção da vacina russa pode ter início a partir do 2º semestre de 2021
O estado também fechou uma parceria com uma empresa chinesa para testar e produzir mais uma vacina contra o novo coronavírus.
Um termo de cooperação técnica e científica foi assinado entre o governo estadual e a China para iniciar a testagem e a produção de vacina da Sinopharm.
O acordo é para a 3ª fase de testes. Se os testes se comprovarem eficientes, o Paraná poderá produzir as vacinas e distribuir para o Brasil e para a América do Sul.
Testes no HC
Além disso, a aplicação dos testes de uma outra vacina chinesa começou no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, em 7 de agosto.
Profissionais da saúde e que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus são as primeiras a pessoas a receber as doses. O HC é um dos 12 centros de saúde do Brasil escolhidos para fazer o teste.
Criação do comitê para coordenar ações de parcerias relacionadas à vacina contra o coronavírus no Paraná foi feita em decreto, assinado pelo governador, nesta segunda-feira (17)
Rodrigo Félix Leal/Divulgação/Aen
Comitê
Conforme determinado no decreto, assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD), o comitê será composto por representantes dos seguinte órgãos:
Casa Civil;
Escritório de Representação do Governo em Brasília;
Secretaria de Estado da Saúde (Sesa);
Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti);
Técnicos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar);
Ministério da Saúde;
Ministério da Ciência e Tecnologia;
Ministério das Relações Exteriores;
Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Os membros que farão parte do comitê devem ser indicados pelos representantes de cada órgão, de acordo com o documento.
O decreto prevê que outras instituições, organizações, órgãos públicos e privados podem ser incluídos no grupo de trabalho, caso sejam considerados necessários ou estratégicos para a evolução das ações.
O documento determina que o comitê pode solicitar estudos técnicos e jurídicos aos órgãos oficiais do estado e a tomar medidas administrativas junto a órgãos federais ou de outras instâncias.
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também