O presente e o futuro da educação no ano em que tudo mudou


Em meio à pandemia, instituições de educação jesuíta reforçam os valores humanos Desde o fim de março, o campus de 144 mil m² do Colégio Medianeira está fechado devido à suspensão das aulas presenciais. No entanto, a comunidade educativa se reinventou e continuou ativa nos ambientes virtuais, garantindo não só a aprendizagem dos estudantes, mas a segurança, o cuidado e o bem-estar de todos. O Diretor Acadêmico, Fernando Guidini, aponta que “apesar dos desafios de sermos um Colégio grande, conseguimos adotar uma nova rotina de maneira muito ágil. Em duas semanas organizamos um Colégio virtual, fruto do trabalho colaborativo de educadores, estudantes e famílias”.
Rede Jesuíta de Educação
Colégio Medianeira
Somos Jesuítas, e fazer parte da Rede Jesuíta de Educação colaborou para o Colégio Medianeira enfrentar com serenidade e inovação os desafios inéditos de 2020. Os Jesuítas têm instituições de ensino espalhadas em mais de 70 países, vivendo diferentes contextos e momentos desta pandemia, o que permite que seus educadores mantenham constantes fóruns de discussão acerca da aprendizagem, do cuidado com as pessoas, da saúde emocional, do zelo pelo bom clima para o estudo, seja ele presencial ou a distância, permitindo aproximações e desenvolvimento de estratégias coletivas em nível nacional e internacional.
A comunidade educativa se reinventou e continuou ativa nos ambientes virtuais
Colégio Medianeira
Para Guidini, “os 473 anos de experiência pedagógica que a Companhia de Jesus possui nos ensinam a discernimos em relação ao momento”. Por isso, “não aceitamos a ideia de que este está sendo um ano perdido. Estamos nos revendo como humanos, como sociedade, como educação. Em nossa leitura, são aprendizagens que levaremos para o currículo e para a vida do Medianeira, pois compreendemos que todas as obras da cultura, mesmo em momentos de pandemia, encontram seu lugar no espaço do ethos, a morada do homem sobre a terra, e aí adquirem sentido. Como Medianeira, so-mos uma instituição educativa que reflete, aprende e segue em frente. Sob o signo da excelência humana e acadêmica, queremos deixar a nossa marca na cultura e na vida de cada pessoa da comunidade local. Este é o compromisso que juntos assumimos, e somos gratos por todos os que partilham conosco semelhante propósito”, finaliza o Diretor Acadêmico.
O Padre Jesuíta Agnaldo Duarte colocou fotos de todos os mais de 2300 estudantes e educadores na capela do Colégio Medianeira e continua transmitindo missas e momentos de reflexão para a comunidade educativa.
Colégio Medianeira
Porque outro mundo é possível
Facebook Colégio Medianeira
Instagram Colégio Medianeira
Youtube Colégio Medianeira

By Fred Souza

Veja Também