O Assunto #262: Moradia popular – como reduzir o déficit habitacional?


Criado para substituir o Minha Casa Minha Vida, o novo programa do governo federal Casa Verde e Amarela tem foco no Norte e Nordeste e enfrenta um desafio histórico: reduzir o déficit habitacional, hoje em 6,3 milhões de domicílios. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Lançado em 2009, o Minha Casa Minha Vida é o principal acesso à moradia para a parcela mais pobre da população. Agora, sob o governo Bolsonaro, vai mudar de nome (se chamará Casa Verde e Amarela), terá novas regras e prevê atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda até 2024 – e, assim, reduzir a falta de moradia, calculada em 6,3 milhões de domicílios. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, que explica as novidades do programa federal e avalia o que falta para a política habitacional do país. Participa também o jornalista da TV Globo José Raimundo Oliveira, autor de uma reportagem que acompanhou os erros e acertos do Minha Casa Minha Vida em diversos Estados.
O que você precisa saber:
Governo lança Casa Verde e Amarela, programa habitacional com foco no Norte e no Nordeste
Compare as diferenças entre o Casa Verde Amarela e o Minha Casa Minha Vida
Ministro anuncia mutirão para renegociar dívidas do Minha Casa, Minha Vida
Compare as diferenças entre o Casa Verde Amarela e o Minha Casa Minha Vida
Construtoras reclamam de atraso para 900 obras do Minha Casa Minha Vida
Déficit habitacional no Brasil é de 6,3 milhões de domicílios
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

By Fred Souza

Veja Também