O Assunto #251: O dossiê contra antifascistas – risco à democracia


O documento produzido pelo Ministério da Justiça coletou dados de servidores supostamente críticos ao governo. O ministro André Mendonça resistiu, mas entregou o relatório ao Congresso. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Cobrado pelo Congresso, o Ministério da Justiça entregou o documento feito pela Polícia Federal com dados de servidores considerados opositores do governo. Mas André Mendonça, titular da pasta, ainda tem que explicar o relatório, que rendeu a demissão do responsável por sua elaboração. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC de São Paulo. Serrano explica por que um dossiê como estes contraria a essência da nossa Constituição. Participa também Camila Bomfim, repórter da TV Globo em Brasília, que detalha como essa história começou, as respostas dadas pelo ministério e se existem outras iniciativas do tipo em curso no governo.
O que você precisa saber:
Ministério da Justiça monitorou 579 opositores do governo Bolsonaro
MPF do RS pede informações a Ministério da Justiça sobre dossiê
Ministro da Justiça: relatório com informações de opositores do governo será apurado
Cármen Lúcia dá prazo para Ministério da Justiça explicar relatório
Ministro escolhe novo diretor de órgão responsável por documento sigiloso
Ministério da Justiça não entrega ao MPF-RS cópia de dossiê
Ministério entrega a comissão do Congresso material com suposto dossiê
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

By Fred Souza

Veja Também