Novas pegadas de possível onça são fotografadas em área urbana de Cascavel; veja medidas de segurança


Segundo a Sema, imagem foi registrada nos bairros Tropical II e III, perto de galinhas mortas, que podem ter sido atacadas pelo felino; especialistas listam cuidados que moradores devem ter. Sema e IAT fazem novo alerta sobre onça em Cascavel
Novas pegadas de uma possível onça foram fotografadas na região dos bairros Tropical II e III, em Cascavel, no oeste do Paraná, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Água e Terra (IAT).
O primeiro registro de suspeita do animal na área urbana, divulgado na quarta-feira (9), ocorreu no Bairro 14 de Novembro após uma égua ser atacada. Especialistas afirmaram a possibilidade de uma onça-pintada andando pela região.
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Água e Terra (IAT), na quarta-feira (16), voltaram alertar a população sobre a presença do animal silvestre de grande porte, rondando o perímetro urbano. Veja abaixo medidas de segurança.
Nova pegada de possível onça foi registrada na área urbana, em Cascavel
Sema/Divulgação
Próximo às novas pegadas, os especialistas encontraram galinhas mortas, que podem ter sido atacadas pelo felino.
Segundo os órgãos ambientais, a população deve tomar cuidado, principalmente na zona rural e nos arredores da cidade. A orientação é de que os moradores evitem passar pelas proximidades de áreas de preservação permanente.
Medidas de segurança:
Prevenção:
As pessoas devem evitar andar sozinhas, principalmente à noite;
Não deixar crianças sozinhas;
Deixar luzes acesas fora de casa;
Se possível, manter cães no próprio terreno.
Para afastar os animais:
Soltar rojões no fim da tarde e começo da manhã
Instalar sensores de presença para acender as luzes fora de casa, nos apriscos e currais (pois quando a onça passa a luz acende e assusta o animal)
Onça-pintada está criticamente ameaçada de extinção
Emilio White/Divulgação Projeto Onças do Iguaçu
Se encontrar o animal:
Se estiver a pé: Tentar manter a calma e se afastar lentamente. É importante não dar as costas ao animal e não se abaixar. Caso ele  comece a se aproximar, é possível levantar os braços e fazer barulhos bem altos, para parecer maior e tentar assustar o animal.
Se estiver dentro de um veículo: Basta fechar as janelas e esperar o animal ir embora sozinho. Se possível, tente gravar um vídeo ou tirar fotos e repassar ao IAT, junto com a localização do avistamento.
Preservação do meio ambiente:
A caça de animais silvestres é proibida e deve ser denunciada à Polícia Ambiental pelo telefone 188.
Um dos motivos de onças e pumas atacarem animais de criação é a falta de presas em seu ambiente natural, que ocorre por causa do excesso de caça
Desmatar áreas naturais é crime e deve ser denunciado à Polícia Ambiental
Outro motivo comum para onças e pumas entrarem em fazendas e zonas urbanas (áreas geralmente evitadas por esses animais) é a perda de seus habitats naturais, o que força esses animais a buscarem outras áreas de vida.
VÍDEOS: Desafio Natureza
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

By Fred Souza

Veja Também