Moradores de Cidade do Leste, no Paraguai, protestam pela reabertura total da Ponte da Amizade


Presidente do Paraguai aprovou protocolo sanitário para reabertura gradativa da fronteira, mas, para isso ocorrer, governo brasileiro precisará concordar com a liberação. Protesto pela reabertura total da Ponte da Amizade ocorre, nesta terça-feira (22), em Cidade do Leste
CDEHOT/Imagem cedida
Manifestantes protestaram em Cidade do Leste, no Paraguai, nesta terça-feira (22), pela reabertura total da Ponte Internacional da Amizade, que está fechada há mais de seis meses e não há data definida para ser reaberta. O município faz fronteira com o Brasil, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
O protesto ocorreu por mais de três horas no Centro da cidade, de forma pacífica, com faixas e bandeiras do Paraguai. Equipes das forças de segurança acompanharam a movimentação, principalmente, de motoristas de táxi, de mototáxi e de outros transportes.
Protocolo sanitário
Autoridades do governo paraguaio participaram de uma reunião, na manhã desta terça, com o prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto Vallejos, e outras lideranças. Durante o encontro, eles aprovaram o protocolo de reabertura gradativa da fronteira com o Brasil.
A proposta discute o controle sanitário e prevê uma reabertura voltada para o turismo de compras na fronteira.
Forças de segurança acompanham o protesto, em Cidade do Leste
CDEHOT/Imagem cedida
Segundo o Ministério da Saúde do Paraguai, esse protocolo foi aprovado pelo presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, na segunda-feira (21). Ele poderá ser implementado caso exista um acordo entre os presidentes dos dois países.
De acordo com o Itamaraty, até a publicação desta reportagem, não houve nenhum contato oficial do governo paraguaio com o governo brasileiro sobre o protocolo para reabertura da Ponte da Amizade, que está fechada desde 18 de março.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

By Fred Souza

Veja Também